Governo fechará espaço aéreo sobre Terra Indígena Yanomami a partir de 6 de abril
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/O/3/Ere7btSpybxkcUjacB7Q/b318add0-ae27-11ed-8f65-71bfa0525ce3.jpg)
Pista de pouso usada por garimpeiros dentro do território Yanomami — Foto: GETTY IMAGES
Os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmaram nesta quinta-feira (23) que o espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, será fechado a partir do próximo dia 6 de abril.
O objetivo da medida é forçar a saída de garimpeiros que insistem em ficar na região. A data foi definida em reunião entre Dino e Múcio em Brasília.
Indígenas Yanomami atravessam uma grave crise sanitária, com dezenas de casos de malária e desnutrição grave. O avanço do garimpo ilegal na área é apontado como uma das causas do problema.
Segundo Flávio Dino, apesar da permanência de garimpeiros, houve uma redução "significativa" de crimes na região.
Ele afirmou também que a Polícia Federal vai intensificar ações para prender e identificar garimpeiros ilegais. O ministro da Justiça não deu detalhes sobre o número de pessoas que já foram presas na Terra Indígena Yanomami.
De acordo com os ministros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve fazer um censo na localidade para levantar dados sobre as pessoas que moram na região.
O que você está lendo é [Governo fechará espaço aéreo sobre Terra Indígena Yanomami a partir de 6 de abril].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments