Unicamp define calendário do Vestibular 2024 e 1ª fase de provas será em outubro; veja datas
Estudantes na primeira prova da 2ª fase do vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Júlio César Costa/g1
A Unicamp divulgou na manhã desta segunda-feira (27) o calendário das provas do vestibular 2024. Segundo a comissão organizadora do processo seletivo (Comvest), a 1ª fase será realizada em 29 de outubro, enquanto a 2ª está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.💥️ Veja abaixo detalhes.
A universidade estadual prevê 💥️2.540 vagas para 💥️69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba. O período de inscrições vai de💥️ 31 de julho a 31 de agosto, por meio da página da Comvest.
Depois de realizar o cadastro, o candidato também precisa pagar uma taxa - exceto ser for beneficiado com a isenção - mas o valor ainda será definido. Na edição anterior, ele foi de 💥️R$ 192.
O prazo para solicitação do benefício ficará disponível no intervalo entre 15 de maio e 5 de junho, e a lista de estudantes contemplados com a gratuidade da cobrança sai em 28 de julho, informou a Comvest. Neste caso, a comissão organizadora projeta em torno de 💥️10 mil isenções.
O calendário foi estabelecido para evitar que as datas coincidissem com os vestibulares de outras universidades públicas de São Paulo, e com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Unicamp informou que as avaliações de habilidades específicas para cursos onde há exigência desta etapa serão realizadas de 7 a 9 de dezembro.
O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou ao 💥️g1 que a prova terá o mesmo formato da edição anterior, e a Unicamp manteve inalterada a logística. Com isso, a 1ª fase será em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Segundo ele, a 1ª fase foi antecipada para outubro para evitar coincidência com o Enem, que terá provas em 5 e 12 de novembro, enquanto a 2ª fase foi definida considerando-se a necessidade de ter 30 dias para correções da etapa anterior, organização, e período de férias dos estudantes em janeiro.
Além da isenção da taxa, outras políticas afirmativas para elevar a inclusão social também foram mantidas pela Unicamp. Entre elas estão as cotas étnico-raciais e a aplicação de bônus às notas dos candidatos que estudaram em escolas públicas nos ensinos fundamental e médio. Veja aqui detalhes.
O formato das avaliações mantém o padrão de questões da edição anterior:
O que você está lendo é [Unicamp define calendário do Vestibular 2024 e 1ª fase de provas será em outubro; veja datas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments