Trabalho infantil nos EUA cresceu 69% desde 2023; governo anuncia medidas

Domo do Capitólio dos EUA é visto a partir da instalação das bandeiras no Passeio Nacional, em Washington, em 20 de janeiro de 2023 — Foto: Julio Cortez/AP 1 de 1 Domo do Capitólio dos EUA é visto a partir da instalação das bandeiras no Passeio Nacional, em Washington, em 20 de janeiro de 2023 — Foto: Julio Cortez/AP

Domo do Capitólio dos EUA é visto a partir da instalação das bandeiras no Passeio Nacional, em Washington, em 20 de janeiro de 2023 — Foto: Julio Cortez/AP

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (27), medidas para combater o trabalho infantil, que aumentou 69% desde 2018 e que afeta principalmente os imigrantes latinos menores de idade que chegam sozinhos ao país.

No último ano fiscal, foram investigadas 835 empresas, que empregavam 3.800 menores.

As autoridades anunciaram novas medidas, que vão de mais controles nos locais de trabalho até o aumento das multas às empresas que tiverem funcionários menores de idade atuando em cadeias de produção e trabalhos perigosos.

Atualmente, a penalidade monetária civil máxima é de US$ 15.138 (cerca de R$ 80 mil) por criança, observou o governo em comunicado à imprensa, um valor que "não é alto o suficiente para servir de impedimento".

A legislação dos Estados Unidos permite o trabalho a partir dos 14 anos, mas com limitação de horas para os menores de 16 anos, e em trabalhos que não prejudiquem a saúde. Apenas maiores de 18 anos podem realizar trabalhos mais perigosos em plantas industriais.

De acordo com os especialistas, o problema do trabalho infantil nos Estados Unidos se agravou com a chegada ao país de menores latino-americanos desacompanhados. Isso porque, muitas vezes, eles acabam ficando com parentes distantes ou em crise financeira, ou com padrinhos que os assumem e os obrigam a trabalhar para contribuir com a renda da família.

Uma investigação do "The New York Times" revelou que muitos menores imigrantes, a maioria procedente da América Central, trabalham em cadeias de produção extenuantes, hotéis, fazendas leiteiras ou na agricultura.

O que você está lendo é [Trabalho infantil nos EUA cresceu 69% desde 2023; governo anuncia medidas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...