Professores saem mais preparados da faculdade quando fazem cursos presenciais, e não à distância, opinam docentes

Professoras e estudantes em sala de aula de escola municipal em Porto Alegre — Foto: Gabriel Varani/SMED/PMPA 1 de 2 Professoras e estudantes em sala de aula de escola municipal em Porto Alegre — Foto: Gabriel Varani/SMED/PMPA

Professoras e estudantes em sala de aula de escola municipal em Porto Alegre — Foto: Gabriel Varani/SMED/PMPA

💥️Os professores que se formam em cursos presenciais saem da universidade mais bem preparados do que aqueles que estudam em instituições à distância, afirmam 84% dos docentes entrevistados em uma pesquisa da ONG Todos Pela Educação, divulgada nesta terça-feira (28).

Em uma parceria com o Itaú Social, o Instituto Península e o movimento Profissão Docente, o estudo analisou as respostas de 6.775 entrevistados, entre julho e dezembro de 2022. Todos são funcionários de escolas públicas municipais e estaduais, do ensino fundamental I ao ensino médio.

A percepção deles acende um alerta, já que há um 💥️significativo avanço da educação à distância nos cursos de formação de professores. Segundo o Censo de Educação Superior, 61,1% dos concluintes dessas graduações vieram da EAD em 2023.

Em pedagogia (que prepara profissionais para a educação infantil), há faculdades com notas baixíssimas “caçando” alunos com mensalidades abaixo de R$ 200.

Número de cursos de pedagogia EAD mais do que triplicou em 10 anos — Foto: Arte/g1 2 de 2 Número de cursos de pedagogia EAD mais do que triplicou em 10 anos — Foto: Arte/g1

Número de cursos de pedagogia EAD mais do que triplicou em 10 anos — Foto: Arte/g1

Nesta reportagem, publicada em 2022, o💥️ g1 explica quais são os principais problemas dos cursos de formação de professor:

Segundo a pesquisa, os maiores desafios dos professores no dia a dia são:

Por isso, segundo os docentes, as Secretarias de Educação precisam priorizar, nos próximos 10 anos, medidas como:

"O Ministério da Educação tem, nesse início de gestão, a oportunidade de iniciar um conjunto de políticas para apoiar e induzir avanços nos cursos de pedagogia e licenciaturas. Isso passa, por exemplo, por 💥️rever a forma como os cursos são avaliados e fortalecer programas de aproximação dos futuros professores com as escolas públicas", diz Gabriel Corrêa, Diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação.

Veja mais destaques da pesquisa:

O que você está lendo é [Professores saem mais preparados da faculdade quando fazem cursos presenciais, e não à distância, opinam docentes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...