Parque da Juventude, na Zona Norte de SP, reúne área verde com lazer esportivo, biblioteca e museus

Parque da Juventude, na Zona Norte de SP. — Foto: Divulgação/ Governo de SP 1 de 1 Parque da Juventude, na Zona Norte de SP. — Foto: Divulgação/ Governo de SP

Parque da Juventude, na Zona Norte de SP. — Foto: Divulgação/ Governo de SP

Praticar atividade física, ler um livro ou conhecer as histórias do circo ou do sistema prisional do estado, essas são algumas opções de lazer que o paulistano tem ao lado da estação Carandiru, da linha 1-Azul do Metrô, no Parque da Juventude.

Fundado depois da desativação de um dos complexos penitenciários mais famosos do país, o parque abriga o prédio da Etec Parque da Juventude, a Biblioteca de São Paulo, o Museu Penitenciário Paulista e o recém-inaugurado Mundo do Circo.

O Museu Penitenciário Paulista reúne 21 mil objetos encontrados dentro das prisões do estado e que contam como era viver privado de liberdade nas décadas passadas. Um dos espaços revela o significado de tatuagens feitas dentro do sistema prisional.

Muitas eram feitas a pedido dos presos. Mas alguns detentos eram marcados contra a sua vontade.

"Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora da Anunciação, era padroeira dos presos. Então muito tatuavam no peito, uma forma de proteção. Ele queria dizer que a santa estava de frente para o perigo. Quando ela era encontrada nas costas de um preso, normalmente tinha sido feita à revelia. Porque ela, feita nas costas do preso, era pra marcar o estuprador. Quando ele tatuava nas costas do estuprador, era pra mostrar que nem a padroeira deles estava de acordo com o crime que ele cometeu. Até ela estaria de costas pra ele", continua Josi Lima.

Mas se antes esse espaço era marcado pela violência, hoje é um local de conhecimento. A Biblioteca de São Paulo, com um acervo de mais de 45 mil títulos, com um catálogo que inclui também jogos de tabuleiro, filmes e shows em DVDs também tem um prédio no espaço.

Em 2018, a Biblioteca foi finalista de um concurso internacional que elegeu a melhor biblioteca do mundo. O prêmio não veio, mas o local continua com a missão de promover a leitura e acolher os interessados.

💥️Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru

💥️Biblioteca SP - Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru

O que você está lendo é [Parque da Juventude, na Zona Norte de SP, reúne área verde com lazer esportivo, biblioteca e museus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...