Dólar fecha em leve alta após divulgação do PIB brasileiro de 2022

Dólar opera em baixa — Foto: Freepik 1 de 1 Dólar opera em baixa — Foto: Freepik

Dólar opera em baixa — Foto: Freepik

O dólar fechou em leve alta nesta quinta-feira (2), após divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. No ano passado, o país cresceu 2,9%, abaixo do avanço de 5,0% registrado em 2023. Apesar da alta no acumulado de 2022, no último trimestre do ano, o PIB teve queda de 0,2%, interrompendo uma sequência de cinco trimestres consecutivos de desempenho positivo.

Também contribuiu para o avanço do dólar frente ao real os números de inflação na zona de euro e a atividade econômica acelerada nos Estados Unidos, que elevam a perspectiva de que os juros podem continuar subindo nos países desenvolvidos.

A moeda norte-americana subiu 0,20% nesta quinta, cotada a R$ 5,2029. Veja mais cotações.

No dia anterior, o dólar fechou em baixa de 0,62%, vendido a R$ 5,1926. 💥️Com o resultado de hoje, a moeda acumula alta de 0,08% na semana. No ano, o recuo é de 1,42%.

💥️LEIA TAMBÉM:

O resultado do PIB de 2022, embora positivo, traz preocupações sobre o rumo da economia brasileira neste ano, o que explica a desvalorização da moeda brasileira neste pregão.

O resultado positivo foi puxado, sobretudo, pelo crescimento do setor de serviços, que avançou 4,2% no ano. No entanto, os fatores que beneficiaram a economia brasileira no ano passado "não se fazem mais presentes", pontua Claudia Moreno, economista do C6 Bank.

Com esse cenário, as perspectivas do banco para o PIB em 2023 são de um crescimento de apenas 1%, em mais um período de desaceleração econômica.

💥️LEIA MAIS

Também pesa a favor do dólar as incertezas sobre o rumo da política monetária em países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos, onde a atividade econômica continua acelerada, destacam analistas do BTG Pactual.

Com essa aceleração, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) tem mais dificuldade de controlar o avanço da inflação. O remédio para conter a alta dos preços, então, é manter as taxas de juros em patamares elevados. Hoje, os juros americanos estão entre 4,5% e 4,75% ao ano.

Juros mais altos implicam em um rendimento maior para os títulos públicos do país, considerados os mais seguros do mundo. Assim, investidores migram para esses investimentos, o que favorece o dólar em relação a moedas de outros países, principalmente os emergentes, como o Brasil.

Na Europa, a pressão inflacionária também segue persistente. Em fevereiro de 2022, de acordo com a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, a inflação da região avançou 0,8%, acumulando uma alta de 8,5% em 12 meses.

Webstories
O que você está lendo é [Dólar fecha em leve alta após divulgação do PIB brasileiro de 2022].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...