Gleisi diz que desaceleração da economia é culpa das 'seguidas altas dos juros pelo Banco Central'

A presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (2) que a desaceleração da economia brasileira é culpa das "seguidas altas dos juros pelo Banco Central".

Em rede social, ela postou: "Crescimento da economia em 2022 foi de 2,9% com queda no fim do ano. Desaceleração é culpa das seguidas altas dos juros pelo Banco Central e vai impactar no mercado de trabalho e na concessão de crédito. Definitivamente não é isso que queremos pro Brasil".

A afirmação foi feita após a divulgação do crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entretanto, foi registrada uma desaceleração gradual no segundo semestre.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda avaliou que a "desaceleração acentuada" do ritmo de crescimento em 2022 repercute, sobretudo, a "reduzida liquidez no ambiente externo" e o "ciclo contracionista da política monetária", ou seja, o processo de alta dos juros.

Gleisi também criticou a distribuição de dividendos pela Petrobras. "Escandaloso a Petrobras lucrar R$ 188 bilhões cobrando em dólares combustível produzido em reais aqui no Brasil", disse.

"É indecente a empresa distribuir, em apenas 2 anos, quase R$ 300 bilhões em dividendos a acionistas, na maioria estrangeiros. Essa riqueza tem de ser partilhada com o país", escreveu.

O que você está lendo é [Gleisi diz que desaceleração da economia é culpa das 'seguidas altas dos juros pelo Banco Central'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...