Mirantes do Rio: do Pico Agulhinha do Inhangá, em Copacabana, dá para ver até a Ponte Rio-Niterói
O bairro de Copacabana é famoso pela praia, o calçadão de pedras portuguesas, o emblemático Hotel Copacabana Palace e por ser berço da Bossa Nova. Mas nem todos ouviram falar do mirante a 125 metros de altura acima do nível do mar. Um mirante pouco que quase ninguém conhece, porque não é nada fácil chegar até lá.
💥️LEIA TAMBÉM
Mas quem sobe o mirante não se arrepende. De lá é possível ter uma visão de 360º de Copacabana, como observa o guia dessa expedição, Lorran Sirqueira, passeador de cachorros de profissão e montanhista por paixão.
"Nasci na Bahia, sou de Porto Seguro, cidade até maravilhosa também e moro no Rio há 17 anos. Cheguei nessa cidade, já cheguei me apaixonando, sendo que só voltei à Bahia uma vez, peço até desculpas, meu povo baiano, mas é que essa cidade do Rio, ela te segura", disse Sirqueira.
O início da trilha é no Parque Estadual da Chacrinha. Para chegar ao mirante é preciso fazer uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia, em subida não muito íngreme, mas cheia de surpresas.
No início, é apenas uma trilha no meio da mata. Mas logo surgem os desafios. A subida é difícil, pedregosa e a mata vai ficando cada vez mais fechada. Pelo caminho, são encontradas árvores de madeiras nobres, plantadas por moradores. E algumas "janelas", como a que dá para ver o Pão de Açúcar de um ângulo diferente.
A primeira parada é no Mirante do Morro São João, de onde é possível ver até a Ponte Rio-Niterói. E apreciar as praias de Botafogo e Flamengo.
"Aqui você não pode ter medo de se sujar, unha feita. Não faça unha para fazer essa trilha", disse o montanhista.
Para chegar ao pico é preciso descer ribanceiras e escalar paredões de pedra. Quem tem noção de escalada consegue subir na mão. Mas o ideal é ter cordas e equipamento. Superadas as dificuldades e o cansaço, a sensação ao chegar ao pico é de encantamento.
"Aqui nós conseguimos ver o Pão de Açúcar, o Forte do Leme, toda a Praia de Copacabana, o Morro do Cantagalo, a Pedra da Maroca, o Cristo Redentor, esse verde que temos aqui à nossa frente. Então, você tem um pouquinho de tudo aqui, para onde você olhar, você tem uma visão privilegiada", disse Sirqueira.
A Agulhinha de Copacabana é também conhecida como Pedra do Cão ou Agulhinha do Inhangá, que em tupi guarani quer dizer maus espíritos.
Reza a lenda que o costão atrai raios durante as tempestades.
Copacabana é famosa no mundo inteiro, mas Sirqueira consegue explorar e conhecer lugares que pouca gente conhece.
"Na verdade, eu sou curioso. Eu sempre passava na Praia de Copacabana e olhava essa agulhinha, olhava essa pedra, falava: o que é aquilo ali? Se eu olho uma montanha ali, em algum momento eu vou nela. Então, pela minha curiosidade, eu consigo explorar tudo e aproveitar cada minutinho, porque a vida é passageira, você tem que aproveitar cada momento", disse o montanhista.
Aproveitar cada momento nas montanhas é o que Lorran Sirqueira mais gosta de fazer. E se for no Rio de Janeiro, para ele é melhor ainda.
"O Rio de Janeiro em si, você olha e fala: isso aqui foi desenhado? É uma beleza diferenciada de outras cidades, isso é indiscutível. Então, o Rio de Janeiro está de parabéns não só pelo seu aniversário, mas pela beleza que ele é. Eu sou baiano, e sou apaixonado, já me considero até um carioca, de tanto que eu conheço esse Rio de Janeiro", afirmou Sirqueira.
O que você está lendo é [Mirantes do Rio: do Pico Agulhinha do Inhangá, em Copacabana, dá para ver até a Ponte Rio-Niterói].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments