Obras de quartel dos Bombeiros na Unicamp começam no 2º semestre e ficam prontas até 2024, diz SSP

Área onde ficará quartel-sede dos Bombeiros, na Unicamp — Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp 1 de 2 Área onde ficará quartel-sede dos Bombeiros, na Unicamp — Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp

Área onde ficará quartel-sede dos Bombeiros, na Unicamp — Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp

As obras para a construção de um quartel-sede do Corpo de Bombeiros no campus da Unicamp em Campinas (SP) devem começar entre julho e dezembro deste ano e ser finalizadas até o fim de 2024, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). 💥️Veja abaixo detalhes.

O convênio válido por 20 anos entre a universidade estadual e a corporação foi oficializado no fim de 2023, mas até então nada sobre o cronograma havia sido divulgado. Nesta área da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo, há hospitais e uma série de laboratórios, e o acordo entre as instituições tem como objetivo garantir mais segurança diante de possíveis episódios de desastres ou calamidades.

A secretaria diz que 💥R$ 3,8 milhões já foram destinados para a construção, e o valor faz parte do orçamento anual da corporação. Já sobre o efetivo que será direcionado para atuar no local, porém, o Corpo de Bombeiros informou que "será definido conforme os estudos de plano de expansão."

Parte da comunidade acadêmica é contrária à unidade. 💥️Veja abaixo detalhes.

💥️LEIA MAIS

A Unicamp explicou que a cessão do terreno entre as avenidas José Roberto Magalhães Teixeira e José Próspero Jacobucci é gratuita. A área tem 5 mil m² e fica entre a rotatória de acesso à rodovia e ao Parque D. Pedro e a guarita desativada na avenida que liga à PUC-Campinas.

A universidade estadual alegou que a construção do prédio e o contingente que atuará na unidade são de responsabilidade da corporação, não há investimentos e a expectativa é de beneficiar toda a região.

"A Unicamp não foi informada sobre o início das obras e sobre a expectativa de sua finalização", diz texto. Em agosto de 2023, a universidade estadual publicou uma nota para mencionar as discussões, e lembrou que o Conselho Universitário (Consu) já havia tratado do assunto inicialmente em 2015.

A Unicamp amenizou o fato de historicamente parte da comunidade ser contrária às presenças de forças militares na área da instituição de ensino. "A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário [Consu, órgão máximo de deliberação] na sessão ordinária do dia 28 de setembro de 2023, ou seja, foi endossada pelos representantes da comunidade com assento", diz nota.

Em junho do ano passado, o sindicato que representa os servidores técnico-administrativos (STU) alegou que historicamente se posiciona contra as presenças de forças militares, mas teve voto vencido na pauta do conselho. Já a Adunicamp, entidade que representa os docentes, também fez ponderações, mas sobrepôs a expectativa de benefícios para a comunidade de Barão Geraldo.

À época, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) informou que decidiu, em assembleia, elaborar uma nota em que os participantes se manifestam contrários à instalação do quartel-sede dos Bombeiros.

Representantes da Unicamp e dos Bombeiros em área que receberá quartel-sede — Foto: João Maques/Unicamp 2 de 2 Representantes da Unicamp e dos Bombeiros em área que receberá quartel-sede — Foto: João Maques/Unicamp

Representantes da Unicamp e dos Bombeiros em área que receberá quartel-sede — Foto: João Maques/Unicamp

VÍDEO: tudo sobre Campinas e região

O que você está lendo é [Obras de quartel dos Bombeiros na Unicamp começam no 2º semestre e ficam prontas até 2024, diz SSP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...