Sustenta Carnaval: programa recolhe em 5 dias 23 toneladas de fantasias descartadas na Sapucaí e revende peças para o mundo todo

Uma montanha de 💥️23 toneladas de fantasias jogadas fora e de adereços caídos pelo chão na Marquês de Sapucaí deixou de ir para aterros sanitários e vai parar nas mãos de artesãos do Brasil e até do mundo.

O resultado veio do esforço do 💥️Sustenta Carnaval, que pela primeira vez contou com o apoio do poder público para evitar que esses materiais lotassem caminhões de lixo.

Fantasias recolhidas pelo Sustenta Carnaval — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 4 Fantasias recolhidas pelo Sustenta Carnaval — Foto: Reprodução/TV Globo

Fantasias recolhidas pelo Sustenta Carnaval — Foto: Reprodução/TV Globo

💥️Mariana Pinho, idealizadora do Sustenta Carnaval, explicou que a fantasia descartada hoje vai demorar pelo menos 💥400 carnavais para desaparecer na natureza.

“Todos os anos a gente se veste com tecidos sintéticos, brilhos. Eu, que adoro um glitter, virei a ‘Dona Chata da Sustentabilidade’, riu.

“As escolas já têm a consciência de reutilizar. Tem agremiação que não deixa cair uma pena, porque há um mercado interno de revenda”, frisou.

Mesmo assim, a quantidade de fantasias descartadas é enorme: nos dois dias da Série Ouro, nos dois do Grupo Especial e no Sábado das Campeãs o Sustenta Carnaval recolheu 💥23 toneladas de roupas.

Mariana no carnaval de 2022: sozinha contra os caminhões — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 4 Mariana no carnaval de 2022: sozinha contra os caminhões — Foto: Reprodução/TV Globo

Mariana no carnaval de 2022: sozinha contra os caminhões — Foto: Reprodução/TV Globo

Mariana começou sozinha nos desfiles de 2023 e 2022. No ano passado, ela gravou um vídeo em que tentava recolher peças enquanto uma equipe inteira de garis varria uma pilha de fantasias para dentro de um caminhão compactador. “A sensação é de impotência. Uma formiguinha contra um caminhão aglutinador. Quem vai vencer? Acho que hoje vai ser o aterro sanitário”, disse, enquanto registrava a cena.

Mas a formiguinha conseguiu o apoio do poder público este ano: a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa ajudou o Sustenta Carnaval a crescer e a se multiplicar, com equipe própria e local para separar os materiais.

💥️Sérgio Firmino, assessor especial da secretaria, acompanhou o trabalho do Sustenta Carnaval. “Foi emocionante: o carro da Comlurb não saiu do lugar”, comemorou.

Partes de fantasias já passadas pela triagem — Foto: Reprodução/TV Globo 3 de 4 Partes de fantasias já passadas pela triagem — Foto: Reprodução/TV Globo

Partes de fantasias já passadas pela triagem — Foto: Reprodução/TV Globo

Muitas das fantasias recuperadas vão para escolas que desfilam na Intendente Magalhães, nas divisões de acesso à Sapucaí, mas materiais também podem ir para editoriais de moda ou até cenários de peças de teatro.

“O Theatro Municipal vai fechar uma parceria com a gente em breve”, disse Mariana. “Organizações internacionais de produção de moda, de cinema e de TV também”, emendou. “O escopo do projeto é muito grande.”

💥️Jean Santos, da Coordenação Pedagógica do Sustenta Carnaval, lembrou que há casos em que a fantasia vai completa, mas é preciso fazer uma triagem das partes soltas.

“Se você quer fazer um editorial de moda e precisa de algumas peças, como uma de pescoço ou de cabeça, a gente vai ter esses itens separados. Com a renda, a gente faz a neutralização do carbono”, explicou.

Mariana Pinho destacou que já tem demanda de fora do país pelas partes.

“A gente está evitando que novos materiais sejam comprados e matérias virgens sejam utilizadas. A gente reutiliza uma matéria linda. Um material que foi utilizado por meia hora vai ter uma vida útil muito maior, não vai acabar no aterro sanitário”, resumiu.

Essa não é a única iniciativa pró-natureza na Sapucaí. No Sábado das Campeãs, o 💥️Guinness Book entregou a placa em que atesta que os desfiles no Sambódromo do Rio são o maior evento de lixo zero do mundo.

O título veio com o 💥️Cada Lata Conta, que recolheu 10 toneladas de latinhas de bebidas das arquibancadas e camarotes. Toda a renda foi para os catadores.

A ação foi uma união de forças capitaneada pelo Sesc RJ — detentor oficial do título —, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Catadores na Sapucaí — Foto: Reprodução/TV Globo 4 de 4 Catadores na Sapucaí — Foto: Reprodução/TV Globo

Catadores na Sapucaí — Foto: Reprodução/TV Globo

Personal organizer dá dicas para guardar a fantasia para 2024

O que você está lendo é [Sustenta Carnaval: programa recolhe em 5 dias 23 toneladas de fantasias descartadas na Sapucaí e revende peças para o mundo todo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...