Conheça a história do João, escravizado por quase 40 anos: ‘Sofri e sofri muito’

Neste domingo (5), o 💥Fantástico conta a história de um homem sem identidade, escravizado por quase 40 anos. João era indocumentado. Pouco se sabe sobre a história dele. Só que era conhecido como “João do Brejo”. Ele foi resgatado no fim de janeiro de condições análogas à escravidão na fazenda de café Boa Vista, em Bueno Brandão, Minas Gerais.

A equipe de profissionais da saúde desconfiou e avisou à Assistência Social do município, que fez a denúncia ao 💥️Ministério do Trabalho e Emprego. Os auditores-fiscais fizeram uma operação e encontraram João capinando a terra, descalço.

Os auditores encontraram João vivendo em uma casa sem a mínima condição de dignidade humana. Segundo os auditores, João dormia em uma espuma suja, encardida. Lá não tinha geladeira, não tinha televisão, não tinha rádio, não tinha nada. O único dinheiro encontrado com João era um punhado de notas antigas do Brasil, como o cruzeiro.

O João chegou à fazenda em 1984, de acordo com o relato do empregador às autoridades. Segundo ele, João estava perdido e procurava uma oportunidade de trabalho, e ali ele ficou vivendo em 💥️condições degradantes, trabalhando 💥️sem salário registrado, durante 39 anos. João não era alguém nem para o sistema de saúde.

Agora, João vive em um lar de idosos. Perguntado pela equipe do 💥️Fantástico se recebe salário, João respondeu:

A conversa com João é difícil. A palavra que ele mais usa é “trabalho”.

💥️Repórter: “O que que o senhor gosta de fazer?”

💥️João: “Eu gosto de trabalhar.”

💥️Repórter: “Tem algo que dê prazer para o senhor?”

💥️João: “Prazer para mim é roçar, levanta cedo, já vai no canto, já pega uma ferramenta de segunda a sábado...”

💥️Repórter: “O senhor me dá a impressão de uma vida sofrida. O senhor sofreu?”

💥️João: “Sofri e sofri muito, eu vou falar para vocês”.

O empregador se chama David Aparecido de Oliveira. Ele não respondeu ao nosso pedido de entrevista do 💥Fantástico, nem o advogado dele.

No dia 27 de fevereiro, em Bueno Brandão, João do Brejo recebeu as verbas rescisórias do antigo patrão. Na sexta (3), ele recebeu seus documentos – como certidão de nascimento, identidade, CPF e cartão do SUS. Ele conta que nunca gostou de ser conhecido como João do Brejo.

A história do João revela como o trabalho escravo é um 💥️problema crônico no Brasil. Em 2022, 💥2,5 mil pessoas foram resgatadas de condições 💥análogas à escravidão. Só nos dois primeiros meses de 2023, já foram 💥523. Duzentas e sete delas foram resgatadas de um alojamento em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em um caso que escandalizou o país.

Em nota, a vinícola 💥️Aurora pediu desculpas aos trabalhadores vitimados pela situação.

A vinícola 💥️Garibaldi diz que está colaborando com as autoridades para a elucidação dos fatos e amadurecendo suas práticas institucionais.

A 💥️Salton disse que nenhum trabalhador da empresa ou prestador de serviços foi resgatado em suas dependências e que não tinha recebido nenhuma denúncia sobre maus tratos e violação dos direitos humanos.

A 💥️Fênix, empresa responsável pelo recrutamento dos trabalhadores, informou que pagou a rescisão devida que alcançou a soma de R$ 1,1 milhão, mas não aceitou fazer o pagamento adicional de R$ 600 mil de indenização por não reconhecer que impuseram aos trabalhadores condições análogas às de escravos.

Spray de pimenta, espancamento e comida estragada: veja relatos de pessoas resgatadas em condições análogas à escravidão no RS. Assista à matéria no 💥️trecho abaixo.

💥️ISSO É FANTÁSTICO

O podcast 💥️Isso É Fantástico está disponível no 💥️g1, 💥️Globoplay, 💥️Deezer, 💥️Spotify, 💥️Google Podcasts, 💥️Apple Podcasts e 💥️Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. 💥️Siga, curta ou assine o 💥Isso É Fantástico💥️ no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

💥️PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. 💥Siga, assine e curta o 💥'Prazer, Renata'💥 na sua plataforma preferida. 💥️Toda segunda-feira tem episódio novo.

💥️BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no 💥️g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. 💥Siga, assine e curta o 💥'Bichos na Escuta'💥 na sua plataforma preferida.💥️ Toda quinta-feira tem episódio novo.

O que você está lendo é [Conheça a história do João, escravizado por quase 40 anos: ‘Sofri e sofri muito’].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...