Conheça o novo blindado do Corpo de Fuzileiros Navais, criado para atuação em áreas urbanas
A Marinha do Brasil apresentou nesta segunda-feira (6) o novo 💥️blindado JLTV, que será usado pelo Corpo de Fuzileiros Navais.
O contrato prevê a chegada de 💥️12 veículos até o fim do ano – os quatro primeiros já foram entregues.
De acordo com a Marinha, o JLTV, sigla de (veículo tático leve articulado, na tradução), amplia a frota de blindados e "atende especialmente à demanda de utilização em 💥️ambientes urbanos".
O desenvolvimento foi feito a partir de demandas das forças armadas dos Estados Unidos para conflitos em cidades do Iraque e do Afeganistão. Foi desenhado para combinar a relativa agilidade de um Hummer com a blindagem antiexplosivos de um tanque leve.
1 de 1 Blindado JLTV foi apresentado nesta segunda-feira (6) pela Marinha no Rio — Foto: Carlos De Lannoy/TV GloboBlindado JLTV foi apresentado nesta segunda-feira (6) pela Marinha no Rio — Foto: Carlos De Lannoy/TV Globo
O blindado pode ser equipado com metralhadoras ponto 50 e lança-granadas, e usado em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), missões de paz, de assistência humanitária e de apoio à defesa Civil.
Segundo o almirante Carlos Chagas Vianna Braga, comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, a participação da Marinha em operações urbanas – em comunidades do Rio, por exemplo – depende que o governo federal decrete a GLO.
Segundo a Marinha, incluindo todos os equipamentos e a manutenção, cada veículo vai custar em torno de 1 milhão de dólares – mais de R$ 5 milhões.
Na terça-feira (7), o Corpo de Fuzileiros Navais comemora os 215 anos de história.
O que você está lendo é [Conheça o novo blindado do Corpo de Fuzileiros Navais, criado para atuação em áreas urbanas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments