Senado define presidências de comissões: Alcolumbre fica com CCJ, Renan CRE e oposição sem nenhum colegiado

Senador Davi Alcolumbre é reeleito para presidir a CCJ' — Foto: Reprodução/Agência Senado 1 de 1 Senador Davi Alcolumbre é reeleito para presidir a CCJ' — Foto: Reprodução/Agência Senado

Senador Davi Alcolumbre é reeleito para presidir a CCJ' — Foto: Reprodução/Agência Senado

Os senadores se reuniram nesta quarta-feira (8) para definir os comandos das comissões da Casa. Dois ex-presidentes do Senado vão chefiar duas das principais comissões:

▶️ Cabe à CCJ analisar propostas de intervenção federal; criação de novos estados; sabatinar e aprovar nomes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Procurador-Geral da República (PGR); perda de mandato de senador; projetos sobre direito civil, penal, processual e eleitoral.

Alcolumbre é o principal aliado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e atuou pela reeleição do mineiro, que aconteceu em fevereiro.

Na ocasião, a atuação do senador do Amapá como presidente da CCJ foi criticada pela oposição. A ala bolsonarista e parlamentares independentes alegaram que o funcionamento da comissão foi prejudicado, já que o colegiado se reuniu poucas vezes no ano passado.

Em 2022, a CCJ realizou 11 reuniões para deliberação. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), por exemplo, fez 19 sessões para votação de propostas.

Após ser escolhido presidente da CCJ, Alcolumbre afirmou que vai "dividir a responsabilidade da pauta da comissão".

"Quero iniciar esse exercício para ver se vai dar certo. Ouvir os líderes e os 27 membros da comissão para ver quais são as prioridades que eles têm das matérias. E a gente buscar fazer uma pauta meio consensuada da comissão nos moldes do que se faz no plenário", disse.

▶️ Renan Calheiros vai comandar a 💥️CRE, que delibera indicações de diplomatas para embaixadas, acordos internacionais e projetos na área de defesa.

▶️ Cabe à CAE, entre outras atribuições, votar concessões de empréstimos, dar parecer sobre projetos na área econômica e sabatinar indicados para a presidência do Banco Central.

Ao todo, 13 comissões escolheram seus presidentes. Somente duas senadoras mulheres vão comandar colegiados:

A presidência de apenas uma comissão permanente da Casa não foi definida ainda: a chamada "💥️Senado do Futuro".

Resta também a escolha do 💥️presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), 💥️formada por senadores e deputados.

▶️ As comissões têm a atribuição de indicar emendas parlamentares, investimentos em obras e políticas públicas nos estados, motivo que as tornam cobiçadas entre os senadores.

Veja a lista dos presidentes de comissão do Senado eleitos até a última atualização desta reportagem:

Senadores de partidos que fazem oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – casos do PL e e do PP – decidiram, como forma de protesto, se abster das votações que definiram os presidentes das comissões.

Eles alegaram que o critério do tamanho das bancadas do Senado não está sendo respeitado na definição do comando dos colegiados da Casa.

A tendência é que partidos da oposição, que apoiaram Rogério Marinho (PL-RN) na eleição para a presidência do Senado, fiquem sem o comando de comissões.

▶️ A maioria das 💥️vagas de vice-presidência dos colegiados ainda não foi definida e pode ser uma 💥️alternativa para os oposicionistas. As 💥️suplências dos cargos da Mesa Diretoria também ainda estão sem nomes.

Adversário de Pacheco na disputa pela Presidência do Senado e ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN) afirmou nesta quarta que as negociações estão em andamento.

De acordo com Marinho, a oposição conversou com Pacheco e, na quinta (9) durante a reunião de líderes, um acordo pode sair.

O que você está lendo é [Senado define presidências de comissões: Alcolumbre fica com CCJ, Renan CRE e oposição sem nenhum colegiado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...