Barcelos: Câmara atribui mais 4,5 milhões de euros às freguesias
Com mais estes 3,7 milhões destinados à pavimentação de caminhos em terra batida, o Município, desde meados do ano passado, já alocou ao Programa Novos Caminhos a extraordinária verba de 7 milhões de euros. Recorde-se que, no lançamento deste Programa, o presidente da Câmara, Mário Constantino, afirmou tratar-se de “um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida quotidiana das populações”. Na altura, o autarca considerou que, em pleno século XXI, “é inaceitável que as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas”.
A execução do programa de erradicação dos caminhos de terra batida está a ser desenvolvida obedecendo a três grandes prioridades: eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações; acabar com os caminhos de terra que sirvam unidades industriais e comerciais; e erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias.
O prazo de concretização do Programa é de quatro anos, mas a forte adesão das Juntas de Freguesia está a contribuir para que haja já muitas obras concluídas e outras mais em execução.
💥️Câmara apoia melhoramentos em equipamentos desportivos com 316 mil euros
Além do forte investimento em rede viária municipal, o Executivo camarário deliberou, na sua reunião de ontem, um conjunto outros subsídios, de onde sobressaem apoios para melhoria dos equipamentos desportivos. Assim, dos 316 mil euros para o setor, 100 mil foram concedidos à Junta de Freguesia de Macieira para colocação de relvado sintético no campo de futebol. À União de Freguesias de Negreiros e Chavão foi também destinado um subsídio de 100 mil euros, igualmente para a colocação de relvado sintético no seu parque de jogos. Por seu lado, a Junta de Freguesia de Martim foi contemplada com mais de 108 mil euros, destinados à colocação da cobertura da bancada do seu complexo desportivo. Ainda em apoios ao desporto, a Junta de Freguesia de Airó vai receber 7.500 euros como forma de apoiar a fase final de requalificação do seu complexo desportivo.
💥️Obras em cemitérios e capelas mortuárias apoiadas com 243 mil euros
Prosseguindo a estratégia de colaboração com as autarquias locais, no sentido de requalificar/melhorar os cemitérios paroquiais e apoiar a construção de capelas mortuárias, a Câmara Municipal deliberou conceder 243 mil euros distribuídos da seguinte forma: para a junta de Freguesia de Barcelinhos, destinados à ampliação do cemitério – 87,500 euros; para a União de Freguesias de Carreira e Fonte Coberta – 55,000 euros, destinados ao alargamento do cemitério de Carreira; para a União de Freguesia de Areias de Vilar e Encourados & 65,616 euros, destinados à requalificação do cemitério de Encourados; e para a Junta de Freguesia de Cossourado & 34,650 euros, destinados à 3ª fase da construção da casa mortuária.
💥️Subsídios para a Educação ascendem a 163 mil euros
Ainda na reunião desta segunda-feira, a Câmara Municipal destinou mais de 163 mil euros ao setor da Educação. Grosso modo, as verbas atribuídas destinam-se à requalificação do edifício da EB – Escola Básica da União das Freguesias de Alvito (São Martinho e São Pedro) e Couto, no montante de 148 mil euros. Acresce, ainda, a comparticipação, no valor de 10 mil euros, à Junta de Freguesia de Fornelos, para comparticipar na aquisição de uma viatura de transporte de crianças. Por seu lado, a Junta de Freguesia de Palme foi comparticipada com uma verba de 6.500 euros, destinada à requalificação do acesso à escola primária.
💥️Obras diversas – 130 mil euros
Acresce a estes subsídios um valor que ultrapassa os 131 mil euros, destinado a obras diversas, tais como: construção de muros de suporte junto ao Rio Covo, na Várzea; pagamento de várias despesas no jardim de infância de Alvito; drenagem de águas pluviais na Rua da Roxa e Rua de Santa Marinha, na freguesia de Galegos São Martinho; construção de muro de suporte e alargamento da Rua do Barroco, na União de Freguesias de Silveiros e Rio Covo Santa Eulália; pavimentação do acesso ao Parque de Lazer, junto ao rio, em Areias de S. Vicente; e requalificação de passeios pedonais em Balugães.
Foto: CMB.
O que você está lendo é [Barcelos: Câmara atribui mais 4,5 milhões de euros às freguesias].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments