Irã diz que vias marítimas não terão mesma segurança se suas vendas de petróleo forem zeradas
Comentário do presidente Hassan Rouhani coincide com uma fala do ministro iraniano de Relações Exteriores (Imagem: facebook Oficial)
Se as exportações de 💥️petróleo do Irã forem reduzidas a zero, as vias marítimas internacionais não terão a mesma segurança de antes, disse o presidente iraniano nesta quarta-feira, em um alerta ao governo norte-americano, que tem pressionado Teerã em meio a um conflito entre os países, rivais de longa data.
O comentário do presidente Hassan Rouhani coincide com uma fala do ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, de que o governo do país poderia agir de maneira “imprevisível” em resposta a políticas também imprevisíveis dos EUA sob o presidente Donald Trump.
“As potências mundiais sabem que caso o petróleo seja completamente sancionado e as exportações de petróleo do Irã sejam levadas a zero, as vias marítimas internacionais não poderão ter a mesma segurança de antes”, disse Rouhani, durante encontro com o aiatolá Ali Khamenei, segundo o site oficial do aiatolá.
“Então, a pressão unilateral contra o Irã não pode ser uma vantagem para eles, e não vai garantir sua segurança na região e no mundo.”
Tensões entre Teerã e Washington têm crescido desde que o governo Trump decidiu no ano passado deixar um acordo internacional que visava conter as ambições nucleares do Irã e passou a aumentar sanções contra o país. Autoridades iranianas têm denunciado as punições como uma “guerrilha econômica”.
Em discurso no Instituto Internacional de Pesquisa pela Paz em Estocolmo, Zarif pareceu ecoar o tom de Rouhani.
“A imprevisibilidade mútua levará ao caos. O presidente Trump não pode esperar ser imprevisível e esperar que outros sejam previsíveis. A imprevisibilidade levará a uma imprevisibilidade mútua e a imprevisibilidade é caótica”, disse Zarif.
O comércio global de commodities foi abalado nos últimos meses por uma série de ataques a navios mercantes internacionais, que os Estados Unidos atribuíram ao Irã, e à apreensão de um navio-tanque britânico. O governo iraniano negou as acusações.
O que você está lendo é [Irã diz que vias marítimas não terão mesma segurança se suas vendas de petróleo forem zeradas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments