Lagarde: BCE precisa de revisão política e deveria aumentar foco em mudança climática

BCE

Para provável próxima presidente do BCE, instituição deve levar em conta desafios globais, como  as mudanças climáticas (Imagem: Reutesr/Kai Pfaffenbach)

O 💥️Banco Central Europeu (BCE) precisa manter a política acomodatícia por um longo tempo, mas deve realizar uma revisão mais ampla da política que também leve em conta desafios globais, como as mudanças climáticas, disse 💥️Christine Lagarde, provável próxima presidente do banco.

Diante de choques sem precedentes, o BCE foi forçado a reinventar seu conjunto de ferramentas na última década e agora esgotou muitas das medidas não convencionais à sua disposição, sem elevar a inflação ao seu objetivo de quase 2%.

Reconhecendo que o mundo mudou desde a última revisão do BCE em 2003, Lagarde argumentou que, como o Federal Reserve (Fed) e o Banco do Canadá (BoC), o BCE também deveria realizar uma revisão mais ampla.

“(O ano de) 2003 foi há muito tempo, e muitas coisas mudaram no que diz respeito ao BCE”, disse Lagarde à comissão de assuntos econômicos do Parlamento Europeu, em uma audiência de confirmação.

“Minha forte convicção é que a análise de custo-benefício (da política) e, possivelmente, uma revisão da estrutura monetária & que teria que ser conduzida não apenas pelo BCE, mas também em coordenação com outras instituições do banco central de todo o mundo& é justificável dadas as circunstâncias”, afirmou.

Embora a nomeação de Lagarde como presidente do BCE a partir de novembro ainda esteja para ser confirmada, o processo é em grande parte uma formalidade, pois os líderes da zona do euro, que tomam a decisão final, parecem unidos no apoio à sua indicação.

Reconhecendo que o papel principal do BCE é manter a estabilidade de preços, Lagarde se esforçou para enfatizar o papel da instituição no combate às mudanças climáticas.

“Minha opinião pessoal é que qualquer instituição precisa realmente ter o risco de mudança climática e a proteção ao meio ambiente no cerne da compreensão de sua missão”, disse Lagarde.

“O mandato primário é a estabilidade de preços, é claro. Mas é necessário que as mudanças climáticas e os riscos ambientais sejam uma missão crítica”, acrescentou.

Novos estímulos

Lagarde evitou amplamente os comentários sobre a política monetária atual, mas argumentou que é necessário um período prolongado de política extremamente acomodatícia, dados os desafios globais, o crescimento fraco e a inflação desconfortavelmente baixa.

Ela acrescentou, no entanto, que o BCE também deve estar atento aos efeitos colaterais negativos de medidas não convencionais.

Lagarde também pareceu apoiar a interpretação do BCE de que sua meta de inflação é simétrica, o que significaria que, após um período de descumprimento da meta, poderia ser aceitável um período de taxas acima do objetivo.

Com a desaceleração do crescimento e a inflação ficando abaixo da meta do BCE por anos, o banco central praticamente prometeu novos estímulos quando os formuladores de política monetária se reunirem em 12 de setembro, uma das últimas medidas que o chefe do BCE, Mario Draghi, poderá tomar antes de deixar o cargo em 31 de outubro.

Como parte do pacote, espera-se que o BCE corte os juros para níveis ainda mais negativos, faça uma nova promessa de manter as taxas baixas por mais tempo e compense os bancos pelos efeitos colaterais dos juros negativos.

Embora os analistas também estejam convencidos de que o BCE reiniciará a compra de ativos, o ceticismo ou a oposição direta de vários membros importantes da zona do euro, como Alemanha, França e Holanda, torna essa discussão mais complicada.

O que você está lendo é [Lagarde: BCE precisa de revisão política e deveria aumentar foco em mudança climática].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...