Chefe do Ibama no Pará é demitido após dizer que iria parar queima de máquinas

Ibama Amazônia Meio Ambiente

Evandro Cunha dos Santos é demitido pouco mais de uma semana após sua nomeação (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

O Ministério do Meio Ambiente demitiu o chefe do 💥️Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no 💥️Pará, Evandro Cunha dos Santos, pouco mais de uma semana após sua nomeação, depois que o superintendente anunciou que interromperia a queima de máquinas apreendidas em operações de combate ao garimpo ilegal.

A demissão de Santos, que fora nomeado para o cargo pelo ministro do Meio Ambiente, 💥️Ricardo Salles, no dia 2 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira.

Na segunda-feita, Santos afirmou durante audiência pública no município de Altamira, um dos recordistas de queimadas e desmatamentos da floresta amazônica, que tinha recebido ordem do governo para acabar com a destruição de maquinas.

A fala de Santos causou reação no comando do Ibama em Brasília, e a coordenação-geral de fiscalização ambiental enviou ofício à Diretoria de Proteção Ambiental do órgão alertando que a declaração “elevou os riscos aos agentes na região” que trabalham ao lado de forças de segurança no combate a crimes ambientais, segundo 💥️reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

“Fiquem certos que isso vai cessar, entendam que nós estamos juntos e vamos trabalhar diuturnamente para acabar com essa problemática de estarem danificando o patrimônio alheio. Eu sou soldado e sei cumprir ordem. A ordem que eu recebi foi para parar isso daí”, disse Santos na audiência pública, de acordo com um vídeo de sua fala.

A declaração de Santos foi em linha com afirmação dada pelo presidente 💥️Jair Bolsonaro em abril, em um vídeo publicado em redes sociais, quando criticou operação do Ibama contra extração ilegal de madeira em Rondônia, em que agentes queimaram carros e equipamentos.

“Não é para queimar nada, maquinário, trator, seja o que for. Não é esse o procedimento, não é essa a orientação”, disse Bolsonaro no vídeo.

Ver essa foto no Instagram

O governo vai apurar a queima de maquinários em operações do Ibama no estado. Levei a denúncia ao presidente @jairmessiasbolsonaro e ele já se manifestou. #brasil #rondonia #ro #MarcosRogerio

Uma publicação compartilhada por Marcos Rogério (@marcosrogeriooficial) em

O presidente, que defende a exploração da 💥️Amazônia, tem enfraquecido o Ibama desde que tomou posse, segundo apurou a Reuters em entrevistas com dez funcionários antigos e atuais, registros públicos e uma análise de relatórios internos do governo.

O Pará foi um dos Estados da região amazônica com alta expressiva no número de focos de incêndios registrados em agosto deste ano em relação a 2018, contribuindo para um aumento das queimadas na Amazônia que surpreendeu o mundo e resultou em cobrança internacional sobre o Brasil pela preservação da floresta.

O que você está lendo é [Chefe do Ibama no Pará é demitido após dizer que iria parar queima de máquinas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...