China pretende restringir escopo de negociações com EUA nesta semana
Negociações entre duas maiores economias do mundo continuam nesta semana (Imagem: Reuters/Aly Song)
A 💥️China pretende restringir o escopo das negociações com os 💥️EUA nesta semana, a serem iniciadas na próxima quinta-feira (10), conforme apurado pela reportagem da 💥️Bloomberg.
O vice-premiê chinês Liu He pretende fechar acordo comercial com os EUA que não interfira na política industrial, tampouco nos subsídios praticados por Pequim, alvo de ataques pela administração 💥️Trump.
Questões como propriedade intelectual e soberania nacional devem ser os maiores pontos de conflito. Neste contexto, um esboço de acordo foi abandonado em abril deste ano por conter pontos que alterariam a política industrial da China, segundo a Bloomberg.
Mini acordo
Caso haja recuo na crítica aos subsídios por Washington, Rufus Yerxa & ex-oficial dos EUA do Departamento de Comércio & avalia que as negociações ficariam sem sentido, pelas mesmas terem sido iniciadas com foco nos estímulos governamentais de Pequim. “No mínimo, a administração terá muito o que explicar se esta questão sair da mesa”, opina Yerxa.
Por outro lado, o ex-representante do Departamento de Tesouro dos EUA David Dollar trabalha com a possibilidade de um “mini acordo” para evitar uma escalada das tensões e a ocorrência de recessão na economia norte-americana em 2023.
Necessidade de vitória
Em relação ao possível impeachment de Trump e as decorrências para as negociações, Jude Blanchette, analista da Center for Strategic and International Studies, avalia que líderes da China “interpretam a questão do impeachment como um enfraquecimento da posição de Trump, ou certamente uma distração”.
“A avaliação é que Trump necessita de uma vitória”, e deverá estar comprometido a atingi-la, segundo Blanchette.
O que você está lendo é [China pretende restringir escopo de negociações com EUA nesta semana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments