Nova chefe do FMI alerta para “desaceleração sincronizada” do crescimento global
Georgieva apresentou uma nova pesquisa do FMI, revelando que o efeito cumulativo das guerras comerciais pode significar uma redução de US$ 700 bilhões na produção global até 2023 (Imagem: Reuters/Yuri Gripas)
A nova diretora-gerente do 💥️Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, deu um alerta severo sobre a situação do crescimento global nesta terça-feira, dizendo que os conflitos comerciais causaram uma “desaceleração sincronizada” e precisam ser resolvidos.
Em seu discurso inaugural após assumir a liderança do fundo em 1º de outubro, Georgieva apresentou uma nova pesquisa do FMI mostrando que o efeito cumulativo dos 💥️conflitos comerciais pode significar uma redução de 700 bilhões de dólares na produção global até 2023, ou cerca de 0,8%.
A pesquisa leva em consideração os aumentos de tarifas anunciados e planejados pelo presidente dos 💥️Estados Unidos, 💥️Donald Trump, sobre as importações chinesas restantes, ou cerca de 300 bilhões de dólares em mercadorias. Grande parte das perdas no PIB global virá de um declínio na confiança empresarial e reações negativas do mercado, disse ela.
“Em 2023, esperamos um crescimento mais lento em quase 90% do mundo. A economia global está agora em desaceleração sincronizada. Isso significa que o crescimento neste ano cairá para a sua taxa mais baixa desde o início da década”, disse Georgieva.
A economista búlgara, ex-autoridade da 💥️União Europeia que já ocupou segunda liderança no 💥️Banco Mundial, disse que o comércio “quase estagnou”.
Ela alertou que fraturas no comércio podem levar a mudanças que duram toda uma geração, incluindo “rompimentos nas cadeias de suprimentos, setores comerciais isolados, um ‘Muro de Berlim digital’ que força os países a escolherem entre sistemas de tecnologia”.
Ao pedir aos países que trabalhem juntos para revisar as regras comerciais globais para torná-las sustentáveis, ela mencionou queixas frequentes sobre as práticas comerciais da 💥️China, sem nomear o país especificamente.
“Isso significa lidar com subsídios, bem como direitos de propriedade intelectual e transferências de tecnologia”, disse ela, acrescentando que um sistema de comércio modernizado destravaria o potencial de serviços e e-commerce.
O que você está lendo é [Nova chefe do FMI alerta para “desaceleração sincronizada” do crescimento global].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments