ANA ampliará vazão de Xingó se houver risco de contaminação do São Francisco por petróleo

Se a medida preventiva for necessária, as águas que passam por Xingó — que opera no regime “a fio d’água”, sem reservatório — levarão cerca de 50 horas para chegar à foz do São Francisco (Imagens: REUTERS/Adriano Machado)

A vazão da hidrelétrica de Xingó, entre 💥️Alagoas e 💥️Sergipe, será ampliada de 800 m³/s para 1300 m³/s caso análise do 💥️Ibama identifique risco de contaminação da água do rio São Francisco por manchas de petróleo que têm se espalhado 💥️Nordeste há mais de um mês, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Águas (ANA).

Se a medida preventiva for necessária, as águas que passam por Xingó — que opera no regime “a fio d’água”, sem reservatório — levarão cerca de 50 horas para chegar à foz do São Francisco, localizada a 179 km da hidrelétrica, disse a ANA.

O aumento da vazão exigiria a liberação de água pela barragem da hidrelétrica de Sobradinho (BA), a maior na calha do “Velho Chico”. O volume útil do reservatório da usina, hoje com 34,47% de sua capacidade, somente poderá ser reduzido em 1 ponto percentual.

“Caso seja necessário, o aumento da vazão em Xingó causará um incremento na geração hidrelétrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco sem comprometer a segurança hídrica na região”, afirmou a agência, acrescentando que a medida teria duração limitada, sem detalhar.

O que você está lendo é [ANA ampliará vazão de Xingó se houver risco de contaminação do São Francisco por petróleo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...