BC pondera que menos Estado na economia pode impactar transmissão da política monetária

Membros do colegiado também refletiram sobre a sensibilidade de variáveis macroeconômicas à política monetária (Imagem: Raphael Ribeiro/BCB)

O 💥️Banco Central ponderou que o quadro de menor presença do Estado na economia pode ter implicações para a atuação da política monetária, conforme ata do 💥️Comitê de Política Monetária (💥️Copom) publicada nesta terça-feira.

“Alguns membros do Copom destacaram que as mudanças no mercado de crédito e na intermediação financeira, como o maior papel desempenhado pelo crédito com recursos livres e pelo mercado de capitais, podem impactar a transmissão da política monetária”, trouxe o documento.

De acordo com a ata, os membros do colegiado também refletiram sobre a sensibilidade de variáveis macroeconômicas à 💥️política monetária, uma vez que faltam comparativos na história brasileira para o atual grau de estímulo — na semana passada o BC cortou a Selic em 0,5 ponto percentual, à nova mínima de 5% ao ano, e indicou claramente que deverá repetir a dose em dezembro.

“Tendo em vista que a política monetária opera com defasagens sobre a economia, especialmente sobre o nível de preços, os fatores avaliados tendem a aumentar a incerteza sobre os canais de transmissão da política monetária”, disse o BC.

O que você está lendo é [BC pondera que menos Estado na economia pode impactar transmissão da política monetária].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...