Quase 5 mil criptomoedas e somente 40 possuem liquidez

Em um post polêmico, o analista Willy Woo, mostrou estudo sobre quase 5 mil criptomoedas, onde somente 40 possuem liquidez suficiente (Imagem: Pixabay)

Não é novidade para quem atua em trading de criptoativos que o principal desafio para se mover nesse mercado é a questão da liquidez de alguns ativos. Na maioria das vezes o que mais provoca prejuízo em um momento de queda e consequente panic sell é sua ordem de venda ficar “empoçada” no book de ordens de venda de uma bolsa com pouca liquidez. Fenômeno muito comum nas bolsas nacionais. O trader iniciante procura pela menor cotação entra e não atenta para as ordens de venda, um belo dia ele descobre que não há liquidez para execução da sua ordem e acaba amargando um prejuízo.

Das quase 5 mil moedas listadas, para sermos exatos: 4.938 tokens, & somente 40 delas possuem liquidez suficiente para sustentar operações longas e curtas de trading. É o que nos revela o grande analista de mercado Willy Woo em seu Twitter.

Coinmarketcap lists 4978 coins. Here’s the top 50 by volume. Below the top 40 doesn’t even register i.e. 4938 coins are illiquid.

Investors want liquidity at entry and liquidity on exit. Very few coins have credible liquidity to be good investments. pic.twitter.com/3kXgn3NWjV

— Willy Woo (@woonomic) November 13, 2023

Diante desse quadro desolador para quem possui pouco conhecimento sobre alocação de recursos, sobre assimetria da informação e teoria dos jogos lidar com ativos tão voláteis e manipuláveis é a receita certeira para se perder dinheiro. Em resumo, é o tipo de cenário que só fortalece os Bitcoiners Maximalists, que são os criptoinvestidores que consideram somente o Bitcoin como ativo passível de investimento e que preconizam que as demais criptomoedas devam ser literalmente esquecidas.

A posição de Woo não é exatamente clara, embora ele em posts anteriores mostre alguma atenção ao Ethereum também como um ativo a se prestar a atenção. Assim como outros grandes analistas, como Su Zhou ou Dave the Wave. Claro que a posição de Woo causou uma acalorada discussão entre os internautas. Que se manifestaram sobre conceitos entre volume e liquidez.

Liquidity is relative, as is the investor. Bitcoin can be considered illiquid by large investors. This argument won’t take us further, it’s like asking who came first, the chicken or the egg? Volume is not a criteria for discerning good or bad projects.

— Rodrigo (@rodrigopacini) November 13, 2023

Mas a questão central e que não foi exatamente abordada diretamente por Woo, trata-se dos grandes males do mercado de criptoativos: o falseamento de volume nas bolsas, a manipulação de mercado por parte das baleia e o washing trading (uma forma de manipulação de mercado na qual um investidor vende e compra simultaneamente os mesmos ativos financeiros para criar atividade artificial enganosa).

Grandes players do mercado como a Coinmarketcap estão lutando para trazer mais segurança ao mercado. Evitando que as bolsas utilizem-se do falseamento de volume como um instrumento de marketing. Leia mais aqui. Contudo, através do site Coincodecap é possível acompanhar o grau de interação dos desenvolvedores de um projeto. Ora, mas qual a finalidade disso para os negócios? Toda, senhores.

Estamos falando de ativos programáveis e em rede, logo acompanhar seu desenvolvimento nos dá um norte sobre seu futuro e presente. Projetos que estejam há meses sem desenvolvimento, sem interação com seus desenvolvedores, devem ser vistos como ativos de alto risco e por conseguinte baixa liquidez.

Portanto, projetos que tenham pouca liquidez, pouco volume, baixa atividade de rede e de interação da equipe de desenvolvimento devem ser evitados.

O que você está lendo é [Quase 5 mil criptomoedas e somente 40 possuem liquidez].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...