Japanificação ameaça se tornar global em 2023

Japão

O mal-estar da “japanificação“ se espalhou este ano, resultado de uma quantidade recorde de títulos de rendimento negativo (Imagem: Unsplash/@trapnation)

Primeiro, foi o 💥️Japão. Depois, a 💥️Europa. Agora, investidores fazem uma avaliação global em busca do próximo surto de inflação estagnada e queda dos retornos.

O mal-estar da “japanificação“ 💥️se espalhou este ano, resultado de uma quantidade recorde de títulos de rendimento negativo.

A flexibilização quantitativa (QE, na sigla em inglês) e a política monetária de 💥️juros baixos na Europa resultaram em retornos estandardizados para os títulos da região & às custas dos lucros dos bancos e das economias para aposentadoria. Muitos dizem que o período atual lembra a década perdida do Japão.

É um flagelo que ameaça se espalhar ainda mais & talvez até para os 💥️Estados Unidos. A maior economia do mundo pode precisar apenas de um deslize para cair em recessão e sucumbir ao retorno zero, diz Jan Loeys, consultor sênior de estratégia de investimento de longo prazo do 💥️JPMorgan Chase.

Embora os fortes 💥️dados do mercado de trabalho na semana passada tenham diminuído o receio de uma iminente 💥️desaceleração nos EUA, a curva de rendimento do país já sinalizou que uma recessão está em formação.

Se isso acontecer, o 💥️Federal Reserve poderia imitar os bancos centrais do Japão e da zona do euro, reduzindo as taxas para zero e reintroduzindo o QE, de acordo com Loeys.

Acrescente o risco de um impasse político nos EUA e um excesso de poupança global, e “ficaremos perto do rendimento zero de títulos por anos”, disse.

É improvável que o Fed e o Banco Central Europeu tomem medidas após as reuniões desta semana. Para o Fed, será uma oportunidade de defender o status quo após três cortes dos juros este ano.

“Os bancos centrais não têm escolha a não ser apoiar os ativos de risco e os preços dos ativos até que a expansão fiscal seja possível”, disse Richard Hodges, da Nomura Asset Management. As apostas atreladas à japanificação dos títulos periféricos da Europa este ano o ajudaram a superar 98% dos pares.

Na Itália, o risco político pouco fez para deter a previsão de investidores de rendimento de 💥️0% no próximo ano, em meio à expectativa de outro corte de juros pelo BCE. Enquanto isso, o mercado de títulos da Grécia, que enfrentou juros de 44% há sete anos, agora opera com taxas de apenas 1,5%.

Rendimentos negativos e injeção de capital do BCE ajudaram a aliviar o estresse dos países mais frágeis da zona do euro, mas também dificultaram a obtenção de lucro pelos bancos. As economias para pensões também estão em risco, gerando uma onda de 💥️críticas.

“O verdadeiro problema está na Europa & eles estão espirrando e estamos pegando a gripe”, disse Chris Rands, gestor da Nikko Asset Management, em Sydney, que administra US$ 224 bilhões no mundo todo.

O que você está lendo é [Japanificação ameaça se tornar global em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...