Custo da indústria cai 0,9% no terceiro trimestre
Na comparação com o segundo trimestre, o componente custos tributários teve redução de 3,9% menor, influenciado pelo crescimento do PIB (Imagem: Pixabay)
O Indicador de Custos Industriais, que acompanha os custos das empresas do setor do Brasil, caiu 0,9% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados da 💥️Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados nesta segunda-feira (16).
Em comparação com o mesmo período de 2018, a redução foi de 2,1%. Conforme a confederação, a redução foi influenciada pela queda nos custos tributário e de capital. e provocou aumento de lucro e de competitividade industrial tanto no mercado doméstico quanto no externo.
Na comparação com o segundo trimestre, o componente custos tributários teve redução de 3,9% menor, influenciado pelo crescimento do 💥️PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas), que teve uma expansão maior em proporção ao aumento da arrecadação.
“A retração do custo tributário pode estar relacionada ao fato de a arrecadação tributária não ocorrer simultaneamente à produção, o que faz com que, em momentos de retomada do crescimento da produção, o PIB industrial cresça antes da arrecadação”, diz estudo da CNI.
Para a economista da CNI, Maria Carolina Marques, a queda da taxa básica de juros, a Selic, reduziu o custo de captação dos bancos, permitindo que repassem a redução do custo, ao menos em parte, aos tomadores de empréstimo.
Adicionalmente, a queda da Selic reduz a rentabilidade dos títulos da dívida pública, o que faz com que os bancos emprestem menos para o governo e mais para o setor privado, ou seja, para as famílias e para as empresas. O aumento da oferta de crédito também contribui para a redução dos juros”, afirmou.
O terceiro componente do indicador, o Índice de Custo de Produção, apresentou queda de 0,3% influenciada pela redução do custo com energia.
O que você está lendo é [Custo da indústria cai 0,9% no terceiro trimestre].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments