Ivan Sant’Anna: mais um ano do touro na B3

B3 Mercados

É verdade que ainda faltam seis dias de pregão e algo totalmente inesperado sempre pode acontecer (Imagem: B3/Youtube)

Caro leitor,

Desde 1958, quando, aos 18 anos de idade, comecei a acompanhar o mercado brasileiro de ações, poucas vezes vi uma performance tão sólida da 💥️Bolsa de Valores como a deste ano de 2023.

É verdade que ainda faltam seis dias de pregão e algo totalmente inesperado sempre pode acontecer. Só nessa hipótese, o bull market tem chance de sofrer uma reviravolta antes do início de 2023.

Tal como sempre acontece, neste período de fim de ano o movimento da 💥️B3 deverá cair. Muitos traders aproveitarão os feriados de Natal e Ano Novo para tirar férias sem perder muitos dias úteis.

💥NOVO, EXCLUSIVO e sucesso de venda! Pré-venda do livro do Ivan está superando expectativas. Garanta a sua cópia física com condição especial de lançamento.

Na Warm Up Pro do primeiro dia útil deste ano que agora se encerra, distribuída aos assinantes na segunda-feira 03.01.2019, a Inversa publicou um texto escrito por mim na véspera com o título “O 💥️Ibovespa já fez a mínima de 2023”.

Vale a pena transcrevê-lo:

“Isso mesmo, amigo leitor. Você não leu errado. Em minha opinião, o Ibovespa já fez a mínima deste ano ao ser cotado ontem, logo após a abertura, a 87.535, ligeira queda de 0,05% sobre o fechamento de sexta (dia 28 de dezembro de 2018, último dia do governo 💥️Michel Temer).

‘Mas como, Ivan (talvez você esteja pensando que eu pirei), como é que você tem a cara de pau de dizer, no dia 3 de janeiro, que o Ibovespa já assinalou o low do ano?

Feeling, puro feeling. É só o que consigo responder. Feeling. Trata-se de algo que só senti umas dez vezes nesses 60 anos nos quais acompanhei os mercados. Dessas dez, acertei umas oito.”

Do low do primeiro pregão do ano até o high de ontem, quarta-feira, 18 de dezembro de 2023, o Ibovespa subiu 30,57%.

Três razões motivaram o bull market versão 2023:

1- Aprovação, pelas duas casas do Congresso Nacional, da 💥️reforma da Previdência, com uma economia de mais de 800 bilhões de reais nos próximos dez anos.

2- Recordes nos índices 💥️Dow Jones, 💥️Nasdaq e 💥️S&P500 no mercado americano de ações.

3- Redução sistemática das taxas de juros, promovidas nas reuniões do 💥️Copom ao longo do ano, de modo que se aproximaram de zero. Em alguns fundos de renda fixa, em função da cobrança de taxas de administração, a taxa já é negativa.

As perspectivas da Bolsa brasileira para 2023 continuam as mesmas. Tudo indica que será mais um ano de bull market.

Não há o menor sinal de que a era dos juros baixos, ou até mesmo negativos (como no Japão, Alemanha, Suíça e diversos outros países), esteja se aproximando do fim.

Se a ela se juntar uma recuperação lenta e gradual da economia brasileira, como os dados recentes mostram que está acontecendo, as ações ainda irão dar muita alegria.

O que você está lendo é [Ivan Sant’Anna: mais um ano do touro na B3].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...