IGP-M desacelera alta a 0,67% na 1ª prévia de janeiro, segundo FGV
Índice é usado na regulação de contratos aluguel (Imagem: Unsplash/@cbarbalis)
O 💥️Índice Geral de Preços-Mercado (💥️IGP-M) desacelerou a alta a 0,67% na primeira prévia de janeiro, ante 1,83% no mesmo período do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas nesta sexta-feira.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve no período avanço de 0,86%, contra alta de 2,57% na primeira prévia de dezembro. O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral.
O principal destaque entre os componentes do IPA foi o grupo Matérias-Primas Brutas, que deixou para trás alta de 4,64% no primeiro decêndio de dezembro para cair 0,13% em janeiro. Uma queda de 5,63% nos bovinos, ante disparada de 21,23% anteriormente, contribuiu para o arrefecimento do grupo.
Os preços ao 💥️consumidor também apresentaram menor pressão, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerando a alta a 0,33%, de 0,59% na primeira prévia de dezembro.
Segundo a FGV, o grupo Educação, Leitura e Recreação foi o que mais colaborou para esse movimento, apresentando queda de 0,94% em janeiro depois de avanço de 0,67% no mês anterior. A leitura foi resultado de uma deflação de 9,58% nas passagens aéreas, ante alta de 14,47% no primeiro decêndio de dezembro.
Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,20% na primeira prévia de janeiro, depois de registrar queda de 0,12% na leitura do mês anterior.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.
O que você está lendo é [IGP-M desacelera alta a 0,67% na 1ª prévia de janeiro, segundo FGV].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments