Ibovespa recua mais de 2% com atenções ao coronavírus; Vale cai mais de 5%

Mercados Ibovespa

O surto de coronavírus na China pesa negativamente sobre o principal índice da bolsa brasileira (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

O tom negativo prevalecia na bolsa paulista nesta segunda-feira, com o Ibovespa recuando mais de 2%, seguindo o viés de baixa no exterior em meio a preocupações com o surto de 💥️coronavírus, que já matou 81 pessoas e contaminou mais de 2,7 mil pessoas na 💥️China, bem como se espalhou para vários países.

Às 11:30, o 💥️Ibovespa caía 2,45%, a 115.53035 pontos., com todas as ações do índice no vermelho. O volume financeiro somava 4,08 bilhões de reais.

O número total de casos confirmados na China aumentou cerca de 30%, para 2.744, com cerca de metade na província de Hubei, cuja capital é Wuhan.

Mas alguns especialistas suspeitam que o número de pessoas infectadas seja muito maior. Casos já foram confirmados em mais de 10 países, incluindo 💥️França, 💥️Japão e 💥️EUA.

Máscaras China Coronavírus

O número total de casos confirmados na China aumentou cerca de 30%, para 2.744, com cerca de metade na província de Hubei, cuja capital é Wuhan (Imagem: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

O governo chinês 💥️estendeu o feriado do Ano Novo Lunar e grandes empresas fecharam as portas ou disseram a funcionários para trabalhar de casa, na tentativa de conter a propagação do coronavírus.

“Os temores estão crescendo na velocidade com que o coronavírus que começou na China se espalhou para os EUA e a Europa”, observou o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa no London Capital Group, em email a clientes nesta segunda-feira.

“Colocando de lado a tragédia humana, do ponto de vista frio dos mercados, o coronavírus pode servir ao propósito de retirar parte do aquecimento de um mercado que tem subido rapidamente há meses”, observou.

Os futuros em 💥️Wall Street também sinalizavam uma abertura negativa do mercado à vista, com a safra de balanços para a semana reservando números de 141 empresas do 💥️S&P 500, incluindo Apple, Microsoft e Boeing.

Por volta de 11:00, o futuro do S&P recuava 1,5%.

Destaques

💥️Vale (💥️VALE3)  despencava 5%, em meio ao ambiente de maior aversão a risco no exterior com preocupações sobre os efeitos do surto de coronavírus sobre o crescimento econômico chinês.

Também no radar estava a 💥️decisão da mineradora de elevar o nível de alerta da Barragem Sul Inferior, em Minas Gerais, citando as fortes chuvas na região. Outros papéis de mineração e siderurgia também figuravam entre os maiores destaques negativos do índice.

💥️Petrobras (💥️PETR3; 💥️PETR4) recuavam 3,7% e 3,45%, respectivamente, acompanhando o tombo nos preços do petróleo no mercado internacional, com os papéis ordinários ainda pressionados pela iminência de uma 💥️oferta pública das ações da petrolífera de controle estatal detidas pelo BNDES prevista para o começo de fevereiro.

💥️Suzano💥️ (💥️SUZB3) caía 4,9%, também na ponta negativa, dada a relevância do mercado chinês para o setor de papel e celulose.

💥️Klabin (💥️KLBN11) recuava 3,2%. As empresas do setor trabalhavam com perspectiva de retomada do mercado e dos reajustes de preços da 💥️commoditie após o feriado do Ano Novo chinês, no final deste mês.

💥️Bradesco 💥️(BBDC4)perdia 1,3%, com o 💥️setor de bancos também pressionado pelo aumento da aversão a risco global. 💥️Itaú Unibanco 💥️(ITUB4) perdia 0,8%. 💥️Santander Brasil 💥️(SANB11) tinha oscilação negativa de 0,07%

💥️Gol (💥️GOLL4) mostrava declínio de 3,7%, também afetada pela valorização do dólar em relação ao real, e 💥️Azul (💥️AZUL4) tinha queda de 2,8%, além dos receios sobre os efeitos do coronavírus sobre a indústria global de turismo.

💥️Taurus Armas (💥️TASA3;💥️TASA4), que não está no Ibovespa, disparava 12%, 💥️após assinar acordo definitivo para a criação de uma joint venture que permitirá a fabricação e comercialização de armas na Índia.

💥️JSL (💥️JSLG3) perdia 3%. A empresa de logística disse nesta segunda-feira que 💥️está avaliando a realização de oferta de ações (IPO) da subsidiária Vamos Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos S.A., ressaltando que ainda não há qualquer decisão quanto à efetiva realização da operação.

O que você está lendo é [Ibovespa recua mais de 2% com atenções ao coronavírus; Vale cai mais de 5%].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...