Demanda por aço na China pode cair no curto prazo por ‘efeito coronavírus’, alerta analista
A China sente os efeitos do vírus que afeta a mão de obra, logística e demanda em todo o país (Imagem: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)
A 💥️China, que lidera a produção global de 💥️aço, sente os efeitos do 💥️vírus que se espalha rapidamente e que afeta a mão de obra, 💥️logística e demanda em todo o país.
“O impacto humano tem implicações logísticas significativas para transações e movimentos físicos em toda a cadeia de valor do aço na China”, disse Andrew Glass, fundador da Avatar Commodities e ex-diretor de trading financeiro de 💥️minério de ferro na Anglo American.
Na quarta-feira, a Toyota Motor disse que irá suspender as operações na China até 9 de fevereiro,💥️ mais uma na crescente lista de empresas globais que reduziram atividades na China devido ao novo coronavírus.
Tangshan, principal 💥️centro siderúrgico, suspendeu o transporte público a partir de terça-feira sem data definida para a retomada dos 💥️serviços -, sinalizando que o governo pode tomar medidas mais rigorosas em todo o país com o objetivo de conter a 💥️propagação do vírus que já matou mais de 130 pessoas.
O principal centro siderúrgico, suspendeu o transporte público a partir de terça-feira sem data definida para a retomada dos serviços (Imagem: Unsplash/@ahsan19)
Entre outras medidas recentes, a China estendeu o intervalo do Ano Novo Lunar: uma medida que deve afetar o fluxo de trabalhadores, logística de transporte e adiar o reinício das atividades fabris e de 💥️construção.
“Esperamos uma queda da demanda por aço no curto prazo”, disse Rohan Kendall, analista-chefe de custos globais de minério de ferro e aço da Wood Mackenzie.
Em entrevista por telefone, ele destacou como fatores o maior volume sazonal de estoques de aço e atraso no reinício das obras de construção no país, que responde por metade da produção mundial.
No entanto, no médio prazo, “nem tudo é negativo”, já que potenciais medidas de estímulo do governo no segundo semestre para combater o impacto econômico do vírus podem aumentar a demanda por aço, disse.
E qualquer redução na produção deve ser “menos severa do que se teme atualmente” por causa dos custos envolvidos no corte da oferta, segundo Kendall.
Nas 💥️usinas, qualquer problema de mão de obra e logística desperta preocupações sobre a produção. Embora as siderúrgicas tenham algumas semanas de estoque de matérias-primas, as empresas podem decidir ajustar planos de produção caso ocorram problemas de logística por mais de duas semanas, de acordo com Andrew Gadd, analista sênior do CRU Group.
“A duração e a extensão do impacto são extremamente difíceis de prever nesta fase devido às incertezas sobre a condução da epidemia”, disse Gadd. “Espera-se volatilidade dos preços, e estaremos atentos ao fluxo de notícias.”
O que você está lendo é [Demanda por aço na China pode cair no curto prazo por ‘efeito coronavírus’, alerta analista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments