Coronavírus terá impacto “substancial” no comércio, diz OMC

Roberto Azevêdo

Diretor da Organização Mundial de Comércio, Roberto Azevêdo, participa de entrevista à imprensa em Genebra (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

O diretor da 💥️Organização Mundial do Comércio disse nesta segunda-feira projetar que a epidemia de 💥️coronavírus terá um impacto “substancial” na economia global, mas que os planos para uma reunião ministerial em junho estão indo adiante, afirmou uma autoridade comercial de Genebra.

“Os efeitos sobre a economia global provavelmente também serão substanciais e começarão a aparecer nos dados comerciais nas próximas semanas”, disse Roberto Azevêdo aos chefes das delegações em uma reunião a portas fechadas em Genebra nesta segunda-feira.

“Para o MC-12, estamos procedendo conforme o planejado. Se a situação exigir, tomaremos as medidas necessárias”, acrescentou, referindo-se à reunião ministerial de junho no Cazaquistão.

A expectativa é que a reunião, em que Estados membros farão negociações sobre agricultura, comércio eletrônico e subsídios à pesca, entre outros tópicos, reúna milhares de participantes.

Um resultado bem-sucedido é considerado crítico para a legitimidade e relevância do organismo global após o colapso do sistema de apelações de disputas da OMC devido ao bloqueio de compromissos pelos Estados Unidos.

No entanto, na mesma reunião desta segunda-feira, o presidente das negociações de subsídios à pesca, Santiago Wills, disse que o progresso recente foi “insuficiente” e pediu aos membros que sejam “flexíveis e pragmáticos”.

Outros Estados membros também manifestaram preocupação com o lento progresso das negociações, que visam acabar com os subsídios prejudiciais à indústria pesqueira que estão esgotando os estoques globais de peixes. Azevedo recentemente expressou esperança de que um acordo fosse possível.

“Cabe a todos nós reconhecer que as negociações estão com sérios problemas”, disse o embaixador dos EUA na OMC, Dennis Shea, aos delegados do comércio nesta segunda-feira, acrescentando que alguns membros estavam “defendendo ferozmente” direitos de conceder subsídios agora ou no futuro, sem nomear os países.

O que você está lendo é [Coronavírus terá impacto “substancial” no comércio, diz OMC].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...