Federal Reserve corta juros em 0,5 ponto percentual para enfrentar coronavírus
A decisão foi unânime entre os formuladores de política monetária (Imagem: Reuters/Yuri Gripas)
O 💥️Federal Reserve (Fed, banco central dos💥️ Estados Unidos) cortou as taxas de 💥️juros nesta terça-feira em uma medida de emergência com objetivo de proteger a maior economia do mundo do impacto do coronavírus.
Foi o primeiro corte de juros de emergência do Fed desde 2008, no auge da crise financeira, ressaltando a gravidade da situação em rápida evolução para o banco central dos Estados Unidos.
Em comunicado, o banco central disse que estava cortando as taxas em 0,50 ponto percentual, para uma meta de 1,00% a 1,25%.
“Os fundamentos da economia dos EUA permanecem fortes. No entanto, o coronavírus apresenta riscos crescentes para a atividade econômica. À luz desses riscos e em apoio ao cumprimento de suas metas de máximo emprego e estabilidade de preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto decidiu hoje reduzir a meta” para a taxa de juros, afirmou o Fed em comunicado.
A decisão foi unânime entre os formuladores de política monetária.
Em entrevista à imprensa, o chair do Fed, Jerome Powell, disse que o coronavírus vai pesar sobre a economia dos EUA por algum tempo. Ele disse acreditar que a ação do banco central fornecerá “um impulso significativo para a economia”.
“Vimos risco para a perspectiva para a econonomia e escolhemos agir”, disse Powell. “Eu sei que a economia dos EUA é forte. Eu realmente espero que voltaremos a um crescimento sólido e também a um mercado de trabalho sólido.”
A decisão do Fed de cortar as taxas de juros antes de sua próxima reunião, marcada para 17 a 18 de março, reflete a urgência com a qual o Fed sente que precisa agir para evitar a possibilidade de uma recessão global.
As ações dos EUA subiram inicialmente depois dessa medida, que era cada vez mais esperada conforme se tornava evidente que o COVID-19 não seria contido em seu epicentro na China.
Com 90 mil casos em todo o mundo, espalhados por 77 países e territórios, a doença prejudicou as cadeias de suprimentos globais, provocou cancelamentos de eventos esportivos, reuniões de negócios e outras grandes reuniões, e derrubou os preços das ações globais por temores de uma recessão.
A doença prejudicou as cadeias de suprimentos globais (Imagem Reuters/Thomas Peter)
As ações reverteram muitos de seus ganhos iniciais em poucos minutos após o anúncio não programado pelo Comitê Federal de Mercado Aberto, o braço de política monetária do Fed. Os preços dos Treasuries subiam, pressionando os rendimentos. Os operadores de futuros de taxas de juros imediatamente começaram a precificar ainda mais cortes nos próximos meses.
“Normalmente, os mercados aceitariam bem um corte de juros, e estavam torcendo por isso”, disse Peter Kenny, fundador do Commentary LLC da Kenny. “Agora que o conseguimos, a questão é o que vem a seguir.”
Mais cedo nesta terça-feira, Powell havia participado de uma teleconferência com as principais autoridades financeiras das sete maiores economias do mundo, que concluiu com uma declaração de que tomariam todas as medidas apropriadas para apoiar a economia.
💥️(Atualizada às 15h19)
O que você está lendo é [Federal Reserve corta juros em 0,5 ponto percentual para enfrentar coronavírus].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments