Ibovespa tem maior queda semanal desde 2008 e já recua mais de 40% em 2023
O Ibovespa caiu 1,85%, a 67.069,36 pontos(Imagem: REUTERS/Rahel Patrasso)
O 💥️Ibovespa (💥️IBOV) fechou em queda nesta sexta-feira, sem conseguir sustentar os ganhos registrados em boa parte da sessão, conforme a volatilidade nos mercados acionários globais permanece bastante elevada diante do contínuo aumento dos casos de Covid-19 no mundo, com mais de 10 mil mortes já registradas.
Nem os anúncios de estímulos monetários e fiscais por vários países têm conseguido frear as vendas nas bolsas mundiais.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,85%, a 67.069,36 pontos, tendo alcançado 72.247,43 pontos na máxima da sessão e 66.120,06 pontos no pior momento. O volume financeiro somou 32,79 bilhões de reais,
Na semana, o Ibovespa acumulou uma perda de 18,88%, pior resultado desde a semana encerrada em 10 de outubro de 2008. Foi a quinta queda semanal consecutiva, ampliando as perdas em 2023 para 42%.
“A incerteza econômica trazida pelos seguidos ‘lockdowns’ mundo afora faz com que o horizonte de investimentos de todos seja reduzido ao máximo”, destacou a equipe da Verde Asset em carta nesta sexta-feira, citando, porém, que já viu crises semelhantes em 2008 e outros anos e que esta é a oportunidade.
“Teremos impactos econômicos sérios. Mas para nós, a correção dos mercados mais do que reflete tais impactos”, disse a equipe de Luis Stuhlberger, que vê a combinação de distanciamento social e tratamentos para o Covid-19 com as medidas fiscais e monetárias anunciadas “como uma ponte capaz de atravessar o período de volatilidade atual”.
No exterior, o londrino FTSE 100 fechou a sexta-feira em alta de 0,76%, mas o norte-americano S&P 500 recuou 4,3%. Wall Street firmou-se no vermelho após o Estado de Nova York ordenar que todos os trabalhadores de serviços não essenciais fiquem em casa para conter a propagação do vírus.
A Covid-19 já infectou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo.
Nos EUA, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informou nesta sexta-feira que foram registrados 15.268 casos no país, um aumento de 4.777 casos em relação à contagem anterior. O número de mortes aumentou em 51, para 201.
No Brasil, o💥️ Ministério da Economia anunciou nesta sexta-feira corte na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto 💥️(PIB) de 2023 a 0,02%, ante alta de 2,1% indicada há dez dias, numa mostra da rápida deterioração das expectativas em meio ao avanço do coronavírus e seu impacto na economia.
Também o Senado aprovou, em inédita sessão remota e por unanimidade, o decreto de reconhecimento de calamidade pública & já publicado no Diário Oficial da União. O texto desobriga o cumprimento da meta fiscal deste ano para o governo central, abrindo caminho para mais gastos com a pandemia.
Até a quinta-feira, o Brasil tinha 621 casos confirmados do novo coronavírus, avanço de 193 em relação à véspera, segundo o Ministério da Saúde, que também contabilizava seis mortes em decorrência do Covid-19.
“Ainda há muitas indefinições em relação aos impactos econômicos”, destacou o analista de investimentos, José Falcão Castro, da Easynvest, afirmando que só após uma definição sobre os indicadores da economia é que o mercado começará a agir com mais racionalidade.
Destaques
💥️Bradesco (💥️BBDC3) desabou 7,28%, pesando no Ibovespa, assim como 💥️Itaú Unibanco (💥️ITUB4), que caiu 3,5%, em meio ao cenário de menor crescimento do país, além da aversão a risco. 💥️Banco do Brasil (💥️BBAS3) cedeu 3,79%, também abandonando a tentativa de recuperação da primeira etapa do pregão.
💥️Vale (💥️VALE3) cedeu 3,32%, contaminada pela deterioração no mercado como um todo, apesar do avanço dos 💥️contratos futuros de minério de ferro negociados na China, com otimismo de que Pequim aumente os gastos em projetos de infraestrutura para sustentar a segunda maior economia do mundo que foi atingida pela epidemia de coronavírus.
💥️Petrobras (💥️PETR4)desvalorizou-se 1,72%, abandonando a alta do começo do pregão e sucumbindo à queda nos preços do petróleo no exterior. 💥️Petrobras (💥️PETR3) recuou 1,85%. A companhia informou nesta sexta-feira a postergação do recebimento de ofertas vinculantes nos desinvestimentos em refino e seus respectivos ativos logísticos, em função das medidas de prevenção ao coronavírus.
💥️Gol (💥️GOLL4) e 💥️Azul (💥️AZUL4) avançaram 16,48% e 15,29%, respectivamente, no segundo pregão seguido de alta, amparadas em medidas para o setor de aviação civil, além de ações das próprias companhias e queda do dólar ante real. Até a quarta-feira, os papéis acumulavam perdas de mais de 80% cada em 2023. 💥️Smiles (💥️SMLS3), controlada pela Gol e que também sofreu bastante nos últimos dias, subiu 11,64%.
💥️Lojas Renner (💥️LREN3) caiu 6,32% nesta sessão, após 💥️anunciar o fechamento, por tempo indeterminado, de todas suas lojas físicas de Brasil, Uruguai e Argentina, em shoppings ou em ruas.
💥️Embraer (💥️EMBR3) recuou 12,95%, em meio a ruídos sobre o 💥️acordo de venda do controle de sua divisão de aviação comercial para a Boeing, além da queda do dólar ante o real nesta sessão.
💥️Sabesp (💥️SBSP3) fechou 💥️em baixa de 8,62%, ainda sob efeito do anúncio do governo de São Paulo de que a companhia vai suspender a cobrança da tarifa social de água para 506 mil famílias carentes no Estado. A medida vale a partir de 1º de abril.
💥️(Atualizada às 18h47)
O que você está lendo é [Ibovespa tem maior queda semanal desde 2008 e já recua mais de 40% em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments