Zerion quer fornecer soluções para o fragmentado setor DeFi
Zerion é uma interface simples que fornece acesso às finanças descentralizadas (DeFi) para o investimento, a obtenção de rendimento e empréstimo de criptoativos (Imagem: Zerion)
Evgeny Yurtaev, CEO da 💥️Zerion, existem dois grandes problemas no atual universo cripto. Primeiro, apesar de protocolos serem 💥️descentralizados, muitos pontos de acesso ao sistema, como 💥️corretoras, ainda são centralizados.
Além disso, muitos projetos cripto são gerenciados por meio de organizações centralizadas que, geralmente, não são transparentes nem prestam contas. Assim, a indústria 💥️blockchain ainda não abriu as portas para as finanças.
A criação do 💥️bitcoin em 2008 trouxe praticamente a primeira solução global para acordos de negociação de ponto a ponto que não precisam de intermediários, afirma Yurtaev.
Um componente principal dessa criação é que pessoas possam ter controle sobre seus ativos. “Porém, bitcoin e 💥️criptomoedas precoces só descentralizaram a emissão e o armazenamento do dinheiro, e não o acesso ao sistema financeiro”, acrescentou ele.
Finanças descentralizadas, ou 💥️DeFi, podem fornecer a solução. Produtos e 💥️plataformas DeFi oferecem uma gama de veículos e mercados financeiros que asseguram que um indivíduo seja o único custodiante de seus ativos, e essa indústria nascente explodiu.
No início deste ano, a 💥️capitalização de mercado dos ativos DeFi ultrapassou 💥️US$ 1 bilhão pela primeira vez.
Essas novas plataformas e novos ativos fornecem duas vantagens sobre as opções financeiras tradicionais. Em primeiro lugar, agora as pessoas podem participar dos mercados financeiros enquanto não precisam confiar em intermediários.
Bitcoin e criptomoedas precoces só descentralizaram a emissão e o armazenamento do dinheiro, e não o acesso ao sistema financeiro (Imagem: Freepik/rawpixel.com)
Todos têm acesso e não existe um controle central. Em segundo lugar, protocolos de código aberto permitem que qualquer um crie produtos financeiros.
Pessoas em todo o mundo agora podem colaborar com novas formas de criação de valor, declarou Yurtaev, “que podem resultar em inovações cada vez mais rápidas e fortes efeitos na rede conforme cada vez mais usuários e criadores migram para as plataformas”.
Yurtaev começou a trabalhar na Zerion no fim de 2018. A plataforma foi criada para dar a usuários sem experiência técnica a capacidade de adquirir, rastrear e gerenciar ativos em diversos grandes protocolos DeFi, incluindo 💥️MakerDAO, 💥️Compound, 💥️Uniswap, 💥️Set e 💥️Fulcrum.
Em dezembro de 2023, a empresa anunciou uma rodada de financiamento “seed” (para ajudar no crescimento da empresa) bem-sucedida de US$ 2 milhões. A rodada foi liderada pelo fundo de capital de risco nova-iorquino Placeholder, com participação de Blockchain Ventures e Gnosis.
💥️Recentemente, Zerion 💥️lançou DeFi SDK, um sistema de código aberto para contratos inteligentes que simplifica a integração de diversos protocolos DeFi.
Here. We. Go. 🚀
We are excited to unveil DeFi SDK, an open-source system of smart contracts that makes integrating protocols easier 👾DeFi SDK solves the fragmentation problem across #DeFi while staying trustless & open-source.https://t.co/FDYAg5LdEB
👇🏼 Thread
— Zerion 🏦 (@zerion_io) April 21, 2023
Atualmente, existe uma grande variedade de aplicações DeFi disponíveis. Fornecem muito do que o sistema financeiro centralizado e tradicional fornece, desde empréstimos a seguros. São predominantemente alimentados pela 💥️Ethereum.
& Ganhe rendimento sobre 💥️criptoativos retidos em plataformas como o protocolo Compound e aplicações descentralizadas (💥️dapps) como 💥️Dharma e 💥️Celsius.
& Converta ether (💥️ETH) para outros tokens da Ethereum de forma segura e privada em corretoras descentralizadas como Uniswap ou 💥️IDEX.
& Faça o hedge de portfólios de criptoativos em plataformas descentralizada de negociação de derivativos como 💥️dYdX.
& Realize o seguro contra a falha de contratos inteligentes com 💥️Nexus Mutual.
& Aposte no resultado de eleições ou de eventos esportivos em plataformas de mercado de previsão como 💥️Augur.
& Armazene fundos em stablecoins lastreadas por cripto durante épocas de extrema volatilidade de mercado, como pode ser visto com 💥️DAI.
DeFi SDK é um sistema de código aberto para contratos inteligentes que simplifica a integração de diversos protocolos DeFi (Imagem: Medium/Zerion)
Porém, não existe uma forma padronizada de acrescentar suporte aos protocolos DeFi. Geralmente, desenvolvedores precisam programar integrações ou dados de pesquisa por meio de 💥️interfaces de programação de aplicações (💥️APIs) para ganhar acesso.
Essa é uma tarefa complexa e ineficaz para desenvolvedores, já que cada integração de protocolo tem seu processo único.
DeFi SDK soluciona o problema de fragmentação no setor DeFi ao criar um formato padronizado de integração para ser usado por desenvolvedores de protocolo, enquanto ainda permanece sem a necessidade de confiança (“trustless”) e de código aberto.
Para desenvolvedores de protocolos DeFi, isso significa que quaisquer atualizações feitas automaticamente se refletem em todas as dapps que utilizam o DeFi SDK.
Para desenvolvedores de dapps, isso significa que a integração de uma variedade de protocolos DeFi é tão fácil como usar uma única biblioteca. Para o usuário final, isso significa um suporte mais rápido para novos protocolos DeFi.
Em seu núcleo, DeFi SDK consiste de adaptadores de 💥️tokens e de protocolo. Adaptadores de tokens são contratos inteligentes que fornecem uma solução “on-chain” (no próprio blockchain) para obter os tokens subjacentes de ativos derivativos.
Basicamente, esses adaptadores atuam como decodificadores que fazem sentido dos complexos tokens de padrão ERC-20, como os tokens ETH-cDAI da Uniswap.
Esses tokens complexos são ilegíveis por meio de carteiras normais criadas na Ethereum e usuários têm de recorrer à verificação de saldos na dapp para a qual o protocolo foi criado.
Exemplo de adaptador de token (Imagem: Zerion)
Adaptadores de protocolo são responsáveis por obter dados “on-chain” sobre DeFi, como crédito de usuários e saldos de depósito. Geralmente, essas informações devem ser programadas ou obtidas por meio de integrações de API em vez de serem consultadas “on-chain”, o que não é ideal.
DeFi SDK contém metadados para cada protocolo que possui suporte, permitindo que todas as informações relacionadas ao protocolo sejam consultadas em uma solicitação.
Da perspectiva do desenvolvedor do protocolo, a vantagem é que, quando o adaptador do protocolo for criado, os dados de seu protocolo estarão acessíveis a cada carteira e dapp integradas com DeFi SDK.
Exemplo de adaptador de protocolo (Imagem: Zerion)
Os protocolos que já estão integrados com DeFi SDK incluem Maker DAO, Compound, TokenSets, 💥️Balancer Labs, 💥️Curve, 💥️Idle, 💥️PoolTogether, 💥️AAVE, 💥️Synthetix, 💥️0x, Uniswap Protocol, 💥️iearn.finance, 💥️Bancor, dYdX e 💥️PieDAO.
Essa primeira versão do DeFi SDK é, precisamente, para prestação de contas no setor DeFi.
As próximas versões, ainda em desenvolvimento, irão apresentar adaptadores interativos que padronizam a forma como dapps interagem com diversos protocolos DeFi.
DeFi SDK é um grande primeiro passo para tornar aplicações DeFi amplamente mais acessíveis.
O que você está lendo é [Zerion quer fornecer soluções para o fragmentado setor DeFi].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments