Vale prevê retomar operações de processamento a seco em Timbopeba na próxima semana
“Esperamos retomar as atividades de Timbopeba já na próxima semana”, disse a Vale (Imagem: Reuters/Denis Balibouse)
A 💥️Vale (💥️VALE3) prevê retomar as operações de processamento a seco na mina de Timbopeba, parte do Complexo Mariana, na próxima semana, com produção mensal de aproximadamente 330 mil toneladas de finos de 💥️minério de ferro, informaram executivos da companhia nesta quarta-feira.
As operações de Timbopeba foram suspensas desde março de 2023, juntamente com diversas outras, em meio a uma revisão da segurança das operações da companhia após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG), em janeiro do ano passado.
“Esperamos retomar as atividades de Timbopeba já na próxima semana. Essa é mais uma importante ação… para retomar e estabilizar nossa produção de minério de ferro no sistema Sul e Sudeste”, disse o diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, durante teleconferência com analistas e investidores.
A produção foi autorizada por auditoria externa contratada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, conforme acordo entre a Vale e os Promotores na Ação Civil Pública de Timbopeba, informou a empresa em seguida, em comunicado ao mercado.
“Testes de gatilho de vibração foram concluídos em janeiro de 2023 e foi certificada a ausência de impacto nas estruturas geotécnicas do site, que permitiu o reinicio das operações de processamento a seco com produção mensal de aproximadamente 330 mil toneladas de finos de minério de ferro”, disse a empresa.
As atividades de processamento a úmido na mina de Timbopeba, por sua vez, devem ser retomadas no quarto trimestre, permitindo à operação atingir sua capacidade total de produção de cerca de 1 milhão de toneladas por mês.
A retomada é prevista após a conclusão da construção de um duto para a disposição de rejeitos na cava de Timbopeba e depende de autorização externa.
“Alternativas para antecipar a retomada das atividades de processamento a úmido estão em avaliação”, acrescentou a Vale.
A retomada do processamento a seco e o retorno esperado do processamento a úmido no quarto trimestre já estão incluídos na previsão de produção de finos de minério de ferro da Vale para 2023, de 310-330 milhões de toneladas.
O que você está lendo é [Vale prevê retomar operações de processamento a seco em Timbopeba na próxima semana].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments