Custos menores da Comigo com logística é base de aceleração no mercado do app ON GO Cargas
Logística ágil e de custo operacional menor atrai cooperativa do Centro-Oeste (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)
A Comigo tinha um custo operacional alto para assegurar a logística de suas cargas com destinos aos portos e indústrias. Hoje redução foi tão expressiva, em até 30%, que a principal cooperativa de Goiás e uma das maiores do Brasil não somente trabalha exclusivamente com a ON GO Cargas como virou uma espécie de aceleradora da plataforma.
Agora a empresa de intermediação, por aplicativo, de transporte está negociando com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) a possibilidade de seu sistema virar quase oficial entre as afiliadas, onde a base dominante é do agronegócio.
Se as transportadoras também contam com custos menores, eliminando a burocracia usada para dar prosseguimento ao contrato, os caminhoneiros autônomos têm mais agilidade operacional, segundo as explicações do sócio-fundador e diretor da ON GO, Ricardo Leão.
A garantia de frete de retorno, um dos gargalos do segmento, e a possibilidade de encontrar carga (de ida e de volta) mais rápida uma vez estejam cadastrados. A transportadora que vencer uma concorrência aberta por um embarcador no app, em contrato assinado digitalmente, se tiver negociando uma carga acima da capacidade de momento, ela busca no sistema os autônomos.
“Tudo em fração de segundos”, garante em Leão. Tanto para o embarcador, quanto para a transportadora, como também para os frentistas. E o pagamento sai mais rápido, na medida em que se elimina a necessidade de o motorista voltar com o comprovante de entrega.
Georreferenciamento
Junto com o documento provando a entrega, enviado pelo sistema, segue uma fotografia georreferenciada do local de destino, disponível para o dono da carga e para a empresa prestadora de serviço.
A ON GO recebe um fee por carga do embarcador, e, da transportadora, pelo pacote de serviços contratados.
O sistema também está preparado para carga fracionada (também negocia com cimenteira do ordeste), que demanda uma logística mais complexa de carregamento e distribuição, mas é nos corredores do agronegócio que a ON GO está apostando alto.
Por hora a empresa está só em Goiás, base da Comigo (Rio Verde), que já tem os 1,2 mil dos motoristas que lhes prestam serviços no app, em quase dois anos de parceria. O contrato com a cooperativa é para gerar 100% dos embarques – soja (12 milhões de toneladas em 19/20), milho, ração e outros -, e hoje a ON GO é responsável por cerca de 70%. Em julho deve completar.
Se concretizar a negociação com a OCB, vai crescer na maior base cooperativista brasileira de grãos, o Sul, onde também está presente um dos principais núcleos de autônomos que rodam pelo País.
O que você está lendo é [Custos menores da Comigo com logística é base de aceleração no mercado do app ON GO Cargas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments