Exportações da China se recuperam em abril, mas cenário permanece obscuro
Analistas dizem que as perspectivas de comércio para a China continuam sombrias já que as principais economias ainda enfrentam a pandemia (Imagem: Reuters/Stringer)
As exportações da 💥️China subiram inesperadamente em abril pela primeira vez neste ano uma vez que as fábricas correram para compensar as perdas devido ao choque do 💥️coronavírus, mas uma queda de dois dígitos nas importações sinaliza mais problemas à frente.
Entretanto, analistas dizem que as perspectivas de 💥️comércio para a China continuam sombrias já que as principais economias ainda enfrentam a pandemia.
Os embarques para o exterior em abril subiram 3,5% ante o ano anterior, registrando o primeiro dado positivo desde dezembro do ano passado, mostraram nesta quinta-feira dados da alfândega. Em março as 💥️exportações haviam caído 6,6% e a expectativa em pesquisa da 💥️Reuters era de queda de 15,7%.
O aumento deveu-se em parte à alta nas exportações de equipamentos médicos, medicina tradicional chinesa e têxteis, o que inclui máscaras.
A China exportou milhões de toneladas de produtos médicos no valor de 71,2 bilhões de yuans (10,03 bilhões de dólares) entre março e abril, segundo a alfândega.
Alguns economistas também atribuíram o aumento nas exportações a fechamentos de fábricas em outros locais, levando a um ganho na demanda por importações exatamente no momento em que as indústrias da China reabriam.
A China exportou milhões de toneladas de produtos médicos no valor de 71,2 bilhões de yuans (Imagem: Reuters/Tingshu Wang)
“Não apenas a demanda global estava sendo afetada pelo coronovírus, como o choque à produção foi de fato mais pronunciado no mês passado”, disse Nie Wen, economista do Hwabao Trust, acrescentando que um desempenho melhor do que o esperado das exportações chinesas pode se estender para maio já que as restrições de produção continuam em vigor em outros países.
Já as importações caíram 14,2% em abril sobre o ano anterior, maior contração desde janeiro de 2016 mas menor do que a expectativa de recuo de 11,2%. Elas haviam caído 0,9% no mês anterior.
O dado deveu-se à fraca demanda doméstica e a quedas nos preços de 💥️commodities. Os fechamentos for a da China também deram forte choque de oferta aos importadores do país.
O superávit comercial da China no período ficou em 45,34 bilhões de dólares, contra expectativa de avanço de 6,35 bilhões e superávit de 19,93 bilhões em março.
O que você está lendo é [Exportações da China se recuperam em abril, mas cenário permanece obscuro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments