Mercado fez com gasolina o que setor de etanol queria, diz CEO da Petrobras
Castello Branco lembrou que o setor de etanol havia reivindicado um aumento do tributo Cide na gasolina(Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)
Com a alta dos preços da 💥️gasolina na esteira de uma recuperação das cotações internacionais do petróleo, os valores do combustível fóssil nas bombas do país ficaram sustentados pelas forças do mercado, afastando a necessidade de uma intervenção do governo reivindicada pelo setor de etanol no Brasil, disse nesta segunda-feira o presidente da 💥️Petrobras (💥️PETR3; 💥️PETR4), 💥️Roberto Castello Branco.
Ele lembrou que o setor de etanol havia reivindicado um aumento do tributo Cide na gasolina, para deixar o etanol mais competitivo durante a crise de demanda que abateu a indústria de combustíveis por conta das medidas de isolamento para combater o 💥️coronavírus.
Mas, com a alta dos preços da Petrobras, que elevou as cotações em quatro oportunidades durante maio & um aumento acumulado no mês de 45%, em linha com as cotações do 💥️petróleo Brent (+40%)& , as forças mercadológicas atuaram, destacou o executivo.
“O mercado rapidamente fez um trabalho que alguns queriam que o governo fizesse, os preços da gasolina reagiram a partir do final de abril e a alta mais do que compensou o imposto que muitos empresários advogavam…para tornar competitivo o etanol frente à gasolina”, disse Castello Branco.
O comentário foi feito durante uma videoconferência promovida pela FGV Energia, quando o executivo foi questionado sobre o que deveria ser aperfeiçoado na indústria do Brasil.
“Neste sentido, o Brasil precisa melhorar muito, precisa ter uma abertura maior a investimentos, para poder explorar efetivamente as riquezas que possuímos…”, destacou.
A alta da Cide foi negada no início de maio pelo presidente 💥️Jair Bolsonaro, que afirmou que sua política “é de não aumentar imposto”, ao ser questionado sobre o assunto.
Diante da negativa, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (💥️Unica) vem buscando outras formas de apoio governamental, como um programa para financiamento dos estoques, para limitar o impacto negativo da queda na demanda aos preços.
Em nota nesta segunda-feira, ao comentar a queda no consumo de combustíveis, a Unica disse que a criação de uma linha de financiamento usando os estoques como garantia seria uma solução de mercado que poderia evitar o agravamento da situação financeira do setor.
As vendas totais de combustíveis no Brasil caíram 6,5% no primeiro quadrimestre, com o etanol hidratado recuando no mesmo período mais de 11%, mais do que a redução de 9,5% vista no mercado de gasolina, segundo dados da reguladora 💥️ANP.
O que você está lendo é [Mercado fez com gasolina o que setor de etanol queria, diz CEO da Petrobras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments