Desempenho de bolsas da Europa finalmente supera Wall Street
A diferença é ainda mais acentuada quando a comparação é feita com o índice DAX da Alemanha, que tem grande peso de montadoras e ações industriais (Imagem: Reuters/Staff)
Ao contrário da tendência de longo prazo, as 💥️bolsas de valores europeias mostram melhor desempenho do que mercados dos 💥️Estados Unidos na etapa mais recente da recuperação.
Impulsionadas pelo forte desempenho de 💥️ações cíclicas em meio às apostas de rápida retomada econômica e após a série de planos de estímulo, o índice Stoxx Europe 600 Index acumula alta de 12% desde meados de maio contra ganho de 9% do 💥️S&P 500.
A diferença é ainda mais acentuada quando a comparação é feita com o 💥️índice DAX da 💥️Alemanha, que tem grande peso de montadoras e ações industriais.
O índice de referência, que inclui 💥️dividendos, tem valorização de 19% no período, mais do que o dobro do ganho do indicador dos EUA.
Outros mercados da 💥️Zona do Euro também mostram força: o CAC 40 da 💥️França tem alta acumulada de 17%, e o FTSE MIB da 💥️Itália sobe 16%.
Embora a recuperação das bolsas tenha dado uma pausa no início de maio com dados econômicos e corporativos pessimistas, bem como devido à escalada das 💥️tensões comerciais EUA-China, o dinamismo retornou nas últimas semanas em meio à reabertura das economias em países europeus.
Segundo estrategistas do 💥️Barclays liderados por Emmanuel Cau, a rotação para valor e retardatários cíclicos, e para a Europa, deve ser apoiada pelo avanço dos indicadores dos gerentes de compras, estabilização do rendimento dos títulos e 💥️dólar mais fraco, disseram.
Outros mercados da Zona do euro também mostram força: o CAC 40 da França tem alta acumulada de 17%, e o FTSE MIB da Itália sobe 16% (Imagem: Reuters/Charles Platiau)
Ações de 💥️montadoras, 💥️seguradoras e de 💥️empresas de viagens e lazer, que haviam ficado para trás no início da recuperação na Europa, registram alta de 20% ou mais desde 14 de maio. 💥️Bancos e 💥️mineradoras também mostram desempenho superior.
Algumas ações que foram duramente atingidas durante a onda vendedora iniciada no final de fevereiro também têm forte recuperação: os papéis da operadora de 💥️shoppings europeia Hammerson, que atingiu mínima histórica em meio ao impacto da pandemia, subiram 175% desde 14 de maio, enquanto as ações da empresa de turismo TUI deram um salto de 89%.
Esse movimentou impulsionou o desempenho relativo da 💥️Europa, que tem ficado atrás dos EUA nos últimos quatro anos, apesar de repetidas recomendações otimistas de estrategistas.
No entanto, as bolsas europeias ainda registram perdas no acumulado do ano: o índice Stoxx 600 tem queda de 12% desde janeiro contra baixa de 3,3% do S&P 500 no período.
💥️(Atualizada às 10h07 & horário de Brasília)
O que você está lendo é [Desempenho de bolsas da Europa finalmente supera Wall Street].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments