Subsidiária da Wirecard, emissora de cartões cripto, é suspensa no Reino Unido
O cartão MCO Visa da Crypto.com é emitido pela subsidiária da Wirecard, empresa alemã que declarou falência esta semana; qual será o futuro desse serviço? (Imagem: YouTube/CryptoCom)
A Autoridade de Conduta Financeira (💥️FCA) do Reino Unido suspendeu a subsidiária da 💥️Wirecard, a 💥️Wirecard Card Solutions (WCS), que emite cartões de dédito cripto com a bandeira Visa.
Nesta sexta-feira (26), a FCA 💥️disse não permitir mais que a WCS “realize nenhuma atividade regulamentada” e “não pode se livrar de qualquer ativo ou fundo”.
“Estão acontecendo algumas coisas na Alemanha em relação a empresas ligadas à Wirecard. A empresa-mãe da Wirecard, Wirecard AG, sediada na Alemanha, está sujeita aos procedimentos da lei e de insolvência”, afirmou a FCA.
A regulamentadora acrescentou que está trabalhando junto com a sede da Wirecard no Reino Unido e com outras autoridades nos últimos dias para tomar medidas que protejam os usuários:
✅Estamos continuando a fazer isso no dia 26 de junho, então tomamos outras medidas para exigir que a empresa encerre todas as atividades regulatórias para proteger o dinheiro dos clientes. Agora, isso significa que o dinheiro dos clientes não pode ser acessado.
As ações da Wirecard caíram mais de 90% desde a última semana por conta da polêmica (Imagem: Wirecard Card Solutions)
Ligação com cripto
WCS emite cartões de débito cripto com a bandeira 💥️Visa para empresas como 💥️Crypto.com e 💥️TenX.
💥️Kris Marsalek, CEO da Crypto.com, 💥️tuitou que a FCA “já interrompeu os serviços” da WCS. “Nossos cartões na Europa/Reino Unido irão parar de funcionar hoje. Todos os clientes receberão de volta 100% de crédito em suas carteiras criptos em até 48 horas. Estamos 💥️migrando o programa de cartões para um novo vendedor”, acrescentou ele.
💥️Ainda não se sabe a decisão final da TenX.
A outra subsidiária da Wirecard, Wirecard Singapore, também emite cartões de débito. As autoridades regulatória de Singapura ainda não tomaram medidas.
A saga da Wirecard começou na última semana, quando a auditora da empresa, 💥️Ernst & Young (EY), 💥️não conseguiu encontrar evidências para US$ 2,1 bilhões de saldo em dinheiro para as contas da Wirecard. A Wirecard afirmou que saldos “falsos” poderiam ter sido fornecidos por um terceiro “para enganar a auditora”.
Em seguida, Wirecard admitiu o problema e, logo em seguida, 💥️Markus Braun, seu CEO, se demitiu. 💥️Ele foi preso e liberado após pagar fiança.
Ontem, a Wirecard 💥️realizou um pedido de insolvência em um tribunal em Munique. A empresa disse estar avaliando se pedidos de falência têm de ser enviados para suas subsidiárias.
WCS também fornece o cartão cripto da TenX, também com a bandeira Visa (Imagem: TenX)
E agora?
💥️David Parker, diretor da empresa londrina de consultoria 💥️Polymath, contou ao 💥️The Block que alguém poderia comandar a WCS e, assim, não encerraria suas atividades.
WCS pode fornecer serviços de pagamento ou atividades on-line em outro país do Espaço Econômico Europeu (EEA), disse a FCA.
✅“Isso é chamado de ‘passporting’: quando uma empresa realiza atividades e serviços regulados sob a lei europeia ou de outro país no EEA caso obtenha autorização ou registro em seu país natal.
✅As atividades podem ser realizadas no país hospedeiro usando uma filial ou uma agente/distribuidora local ou operar serviços internacionais sem uma presença física no país hospedeiro em, por exemplo, um site”, afirmou a autoridade.
“Wirecard está realizando o processo de ‘passporting’ de seus serviços a todos os países do EEA e estabeleceu alguns agentes e distribuidores nesses países”, explicou a FCA.
Ainda não se sabe qual será a decisão da WCS.
💥️✅Atualização às 11h02:
De acordo com uma 💥️segunda matéria do The Block, os cartões de débito da Crypto.com pararam de funcionar logo após a suspensão da FCA. Não é possível realizar transações com os cartões na Europa, mas o CEO da Crypto.com assegurou que os fundos dos clientes estão seguros e a FCA afirmou que irá restringir a WCS para proteger os clientes.
O que você está lendo é [Subsidiária da Wirecard, emissora de cartões cripto, é suspensa no Reino Unido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments