Metade dos brasileiros tem medo de sair de casa na pandemia, revela pesquisa
Sobre os cuidados para evitar a contaminação, metade da população pretende continuar usando máscaras mesmo deixando de ser obrigatório (Imagem: Reuters/Jason Cairnduff)
A Pesquisa Comportamental Pós-Covid-19, elaborada pela empresa de soluções integradas Go2Mob✅, revelou que metade da população brasileira teme por sair de casa, apesar da flexibilização das medidas de isolamento social nos estados.
Os mais temerosos estão localizados no Amapá, Piauí, Ceará e Pernambuco, representando um percentual entre 56 e 60%.
Questionados sobre a situação econômica do país, 27% dos entrevistados afirmaram que a economia deve melhorar, enquanto 32% foram mais céticos e disseram que as coisas permanecerão iguais.
No trabalho, 47% contaram que perderam o emprego por causa da pandemia de covid-19, mas a maioria acredita que deve voltar às atividades ainda neste ano.
“Embora ainda exista grande preocupação com a saúde, muitos estão na expectativa de voltar a fazer o que sempre fizeram antes da pandemia. Apesar das dificuldades, não são poucos aqueles que se sentem motivados a recuperar o tempo perdido. A maioria quer voltar a trabalhar o mais rápido possível, mas está descrente com a economia e ainda mostra receio em sair de casa”, diz o CEO da Go2Mob, Alexandre Ribeiro.
A região Norte concentra a maior parcela da população esperançosa com a reconquista dos empregos. Nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins, o percentual de pessoas otimistas está entre 66 e 70%.
O levantamento também mostrou que uma parcela considerável de pessoas (38%) tem pensado em montar seu próprio negócio.
Novos hábitos
Do total, 47% dos entrevistados afirmaram que o volume de compras online aumentou durante a pandemia, hábito que deve ser estendido pela maioria deles mesmo com a reabertura total do comércio.
Sobre os cuidados para evitar a contaminação, metade da população pretende continuar usando máscaras mesmo deixando de ser obrigatório.
No pós-covid, os brasileiros devem visitar praias e parques (38%), shopping centers (36%), bares e restaurantes (27%), cinemas e teatros (22%) e casas noturnas (22%).
💥️Metodologia
A pesquisa ouviu 52.525 pessoas de todos os estados do Brasil durante o mês de junho. O questionário foi realizado via SMS, e teve como objetivo conhecer a expectativa e o comportamento dos brasileiros com a flexibilização das políticas de confinamento por meio de perguntas sobre mercado de trabalho, economia e saúde.
O que você está lendo é [Metade dos brasileiros tem medo de sair de casa na pandemia, revela pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments