AES Corp afirma que terá 42,9% da AES Tietê após comprar ações do BNDES

A iniciativa beneficiará à companhia e aos seus acionistas, tanto pela melhoria das práticas de governança, quanto pelo esperado aumento de liquidez de suas ações, segundo a AES Tietê (Divulgação: Facebook da AES Tietê)

A norte-americana 💥️AES Corp passará a deter fatia de 42,9% na 💥️AES Tietê (💥️TIET11) após a conclusão da 💥️aquisição de parte das ações do banco estatal BNDES na empresa de 💥️energia renovável, anunciada na véspera, informou a elétrica em comunicado nesta quarta-feira.

O 💥️BNDESPar, braço de participações do banco, disse também nesta quarta-feira que decidiu vender 73,8 milhões de suas Units (💥️TIET11) na AES Tietê à AES, que já é controladora da companhia.

O banco estatal, que detém atualmente 13,4 milhões de Units (💥️TIET11) na AES Tietê, chegou a informar equivocadamente na véspera que a operação com os norte-americanos envolveria todas essas ações, mas a informação foi corrigida no comunicado posterior.

A AES Tietê informou ainda que submeterá a seu conselho de administração em até seis meses depois do fechamento da operação uma proposta para migrar a companhia para o segmento especial de listagem Novo Mercado da bolsa paulista 💥️B3 (💥️B3SA3).

“Esta iniciativa beneficiará à companhia e aos seus acionistas, tanto pela melhoria das práticas de 💥️governança corporativa exigidas pelo Regulamento do Novo Mercado, quanto pelo esperado aumento de liquidez de suas ações”, disse a elétrica no comunicado desta quarta-feira.

A AES possui no momento 24,35% do capital total da AES Tietê, mas é controladora com 61,6% das 💥️ações ordinárias, com direito a voto. O 💥️BNDES detém 28,41% da companhia, com 14,4% das ações ordinárias.

Logotipo do BNDES

O BNDES detém 28,41% da companhia, com 14,4% das ações ordinárias (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

A fatia adquirida agora junto ao BNDES equivale a 18,5% do capital social da AES Tietê, segundo a empresa.

A elétrica disse ainda que, em decorrência da transação, o Acordo de Acionistas celebrado entre AES e BNDESPAR deixará de vigorar.

Além da AES, a elétrica 💥️Eneva (💥️ENEV3) também entrou na disputa pelas ações do BNDES na empresa de energia renovável, ao apresentar oferta que envolveria proposta para incorporação da AES Tietê em caso de aval do BNDESPar.

A oferta da Eneva envolveria cerca de 8 bilhões de reais em dinheiro e ações pela incorporação da AES Tietê.

Confira o comunicado da AES Tietê:

Veja também o fato relevante do BNDESPar:

O que você está lendo é [AES Corp afirma que terá 42,9% da AES Tietê após comprar ações do BNDES].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...