BC aprova último passo para aperfeiçoar operações de crédito baseadas em cartão
A partir de agora deverá haver mais segurança e transparência nas operações (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O 💥️Banco Central divulgou nesta quarta-feira que aprovou convenção das registradoras de recebíveis de cartões, passo que ainda faltava para fechar sua agenda de aperfeiçoamento das operações de 💥️crédito baseadas em recebíveis.
Esse novo regime entrará em operação a partir de 3 de novembro.
As registradoras que integram a convenção são Cerc Central de Recebíveis, Câmara Interbancária de Pagamentos (Cip) e Tag Tecnologia para o Sistema Financeiro S.A.
“Essa era a última peça que estava faltando para a mudança que o Banco Central vem implementando há algum tempo de reforma, de aperfeiçoamento nas operações de crédito baseadas em recebíveis de cartão, incluindo operações de desconto ou operações garantidas por recebíveis”, afirmou o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Ângelo Duarte.
Segundo ele, a partir de agora deverá haver mais segurança e transparência nessas operações e também maior competição, com oferta de taxas menores, já que um maior número de potenciais financiadores deve oferecer crédito.
Na prática, com o registro desses recebíveis e a possibilidade de constituição de ônus e gravames nos sistemas das próprias entidades registradoras, será possível ampliar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar esses ativos em garantia em operações de crédito, tanto de lojistas como de credenciadores e subcredenciadores, explicou o BC em nota.
Ainda de acordo com a autoridade monetária, isso trará mais liquidez para o mercado desses ativos.
Hoje, quase 1,8 trilhão de reais roda por ano nos arranjos de crédito e débito, afirmou o chefe do Departamento de Regulação do BC, João Andre Pereira, acrescentando que, em vista do tamanho dessa movimentação, é possível pensar num potencial “muito grande” para o desenvolvimento do uso de recebíveis como garantia.
O que você está lendo é [BC aprova último passo para aperfeiçoar operações de crédito baseadas em cartão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments