Anvisa diz que foi informada por AstraZeneca de suspensão de teste global de candidata a vacina contra Covid-19
A Anvisa já recebeu a mensagem de suspensão enviada pelo laboratório (Imagem: Divulgação/Ricardo Nunes/MS)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (💥️Anvisa) foi informada pela 💥️AstraZeneca Plc da suspensão dos testes globais de candidata a 💥️vacina contra 💥️Covid-19 da 💥️empresa, informou a assessoria de imprensa do órgão regulador em nota divulgada na noite desta terça-feira.
“O laboratório AstraZeneca anunciou a paralisação do seu estudo global para vacina Covid-19. A decisão foi do próprio laboratório, que comunicou os países participantes sobre sua decisão”, disse.
“A Anvisa já recebeu a mensagem de suspensão enviada pelo laboratório, já que o Brasil é um dos países do mundo que participa do estudo global”, completou.
A agência informou ainda que aguarda o envio de mais informações sobre os motivos da suspensão para analisar os dados e se pronunciar oficialmente.
A vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceira com a Universidade de Oxford, do 💥️Reino Unido, é tida pelo governo brasileiro como uma das principais apostas para a imunização contra o Covid-19 no país.
Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entidade do 💥️Ministério da Saúde responsável pela produção da vacina no país, diz que foi informado pela AstraZeneca da “suspensão dos testes clínicos em fase 3 e vai acompanhar os resultados das investigações sobre possível associação de efeito registrado com a vacina para se pronunciar oficialmente”.
Segundo o site de notícias de saúde Stat News, a suspensão global pela AstraZeneca se deu após uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo.
O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e da Fiocruz, assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega em dezembro deste ano e janeiro do ano que vem, e a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas.
Além disso, o acordo inicial prevê a transferência da tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca para produção local na Fiocruz, com previsão do ministério de início ainda no primeiro semestre de 2023 & o que foi colocado em dúvida por especialistas ouvidos pelas Reuters devido à complexidade do processo de transferência de tecnologia.
Antes do anúncio de suspensão dos testes pelo laboratório, em reunião ministerial pela manhã, o ministro interino da Saúde, general 💥️Eduardo Pazuello, chegou a dizer que a expectativa do governo é poder iniciar a vacinação “de todo mundo” já em janeiro do ano que vem. Pazuello não citou nominalmente a AstraZeneca.
“A gente está fazendo os contratos com quem fabrica a vacina e a previsão é que a vacina chegue para nós a partir de janeiro do ano que vem e a gente comece a vacinar todo mundo”, disse Pazuello, em reposta a uma youtuber mirim que 💥️Bolsonaro levou para a reunião para fazer perguntas aos ministros.
O 💥️Brasil acumulou nesta terça 4.162.073 casos de Covid-19, de acordo com dados do Ministério da Saúde, sendo o terceiro país em número de casos no mundo, atrás de Estados Unidos e Índia.
O total de mortes pela doença soma 127.464.
O que você está lendo é [Anvisa diz que foi informada por AstraZeneca de suspensão de teste global de candidata a vacina contra Covid-19].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments