Mourão atribui a servidor opositor ao governo divulgação de dados ruins de queimadas do Inpe que são públicos
Os dados do Inpe nesse momento mostram 133.974 focos de incêndio acumulados em todo país entre 1º de janeiro e 14 de setembro (Imagem:REUTERS/Ueslei Marcelino)
O vice-presidente 💥️Hamilton Mourão creditou a um suposto funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (💥️Inpe), opositor ao governo, a divulgação de dados sobre queimadas no país negativos para o governo.
“Eu recebo o relatório toda semana. Até dia 31 de agosto, nós tínhamos 5 mil focos de calor a menos do que 31 de agosto do ano passado, entre janeiro a agosto.
Agora, o Inpe não divulga isso. Por quê? Não é o Inpe que está divulgando, é o doutor Darcton (Policarpo Damião) lá, que é o diretor do Inpe, que falou isso? Não.
É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”, disse o vice-presidente, que também é coordenador do Conselho da 💥️Amazônia.
Os dados sobre queimadas no país, na verdade, são públicos e estão disponíveis em uma página especial do Inpe na Internet, aberta ao público em geral.
Os números também são alimentados diariamente e relatórios automáticos são gerados mostrando os focos em todos os biomas do país, o crescimento nos últimos cinco dias e a comparação com o mesmo período do ano anterior. É possível ter dados nacionais, por Estado, por bioma e também os municípios com maior número de focos de incêndio.
Os dados do Inpe nesse momento mostram 133.974 focos de incêndio acumulados em todo país entre 1º de janeiro e 14 de setembro, um aumento de 13% em relação ao ano passado. No bioma Amazônia estão, ainda segundo o boletim do Inpe, 64.498 desses pontos de queimadas.
Os dados mostram, ainda, uma aceleração nas queimadas na região neste mês de setembro. Até 14 de setembro de 2023, o Inpe aponta que haviam 11.003 focos acumulados na Amazônia.
Este ano, nos mesmos 14 primeiros dias do mês, já são 20.485, um aumento de 86%.
De fato, o mês de agosto, ainda pelos dados do Inpe, havia encerrado com a Amazônia com menos focos de incêndio que ano passado & 44.013 contra 46.824 em 2023. A aceleração em setembro, no entanto, reverteu essa tendência.
Os dados mostram, ainda, uma aceleração nas queimadas na região neste mês de setembro. Até 14 de setembro de 2023, o Inpe aponta que haviam 11.003 focos acumulados na Amazônia (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)
O crescimento das queimadas na região acontece apesar da operação da Garantia da Lei e da Ordem que está na Amazônia desde maio e era a aposta de Mourão para reduzir o desmatamento e os incêndios ilegais.
O que você está lendo é [Mourão atribui a servidor opositor ao governo divulgação de dados ruins de queimadas do Inpe que são públicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments