Nuvem negra com fumaça da Amazônia se aproxima de São Paulo

Queimadas Amazônia

No ano passado, quando os incêndios na Amazônia atraíram críticas da comunidade internacional, uma nuvem negra também envolveu a cidade de São Paulo (Imagem: AmazÔnia Real/Bruno Kelly)

A fuligem de queimadas na 💥️Floresta Amazônica e no Pantanal segue em direção a 💥️São Paulo, ameaçando transformar o dia em noite.

Uma nuvem escura gigante causada pelos incêndios se aproxima do Paraná, onde pode chegar na sexta-feira, antes que os ventos empurrem a fumaça para São Paulo no sábado, disse Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia.

Quando chegar na cidade, pode causar uma chuva negra, fenômeno causado por partículas de fumaça e poeira que não se dissolvem na água, disse.

No ano passado, quando os incêndios na Amazônia atraíram críticas da comunidade internacional, uma nuvem negra também envolveu a cidade de São Paulo. O número de focos de incêndio nos biomas Amazônia e Pantanal em 2023 aumentou 12% e 208%, respectivamente, em relação a 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (💥️INPE).

Temperaturas escaldantes e tempo seco continuarão a provocar incêndios na região central e norte do país, disse Oliveira. As temperaturas máximas estão mais de 5 graus Celsius acima dos níveis normais na maior parte da região Centro-Oeste, um padrão que pode continuar nos próximos sete dias.

“Cuiabá pode ter a temperatura mais alta já registrada, de 43 graus”, disse. “Não chove na cidade há 115 dias.”

Os incêndios na Amazônia e no Pantanal, que já afetam a qualidade do ar no Centro-Oeste, agravam a crise no Brasil, que se tornou epicentro da pandemia de coronavírus. O país fica atrás apenas dos EUA em número de mortes pela doença e ocupa o terceiro lugar em casos, atrás dos EUA e da Índia.

O que você está lendo é [Nuvem negra com fumaça da Amazônia se aproxima de São Paulo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...