Destinos religiosos de SP devem ter movimento reduzido no feriado
A fiscalização da Secretaria de Indústria e Comércio estará nas ruas, com apoio da Guarda Civil Municipal (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Um acompanhamento feito pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de 💥️Turismo do estado de 💥️São Paulo indicou que deve haver pouco movimento para os destinos religiosos católicos do estado de São Paulo no feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do 💥️Brasil.
O órgão está monitorando as cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Tambaú e Santo Expedito, desde o final de setembro. Segundo as informações, esses destinos adotaram medidas restritivas ou cancelaram as atividades religiosas (missas e celebrações).
Em Aparecida do Norte, principal destino de romarias no estado de São Paulo, mil pessoas por dia poderão visitar o Santuário, em horários escalonados; até dia 12 não haverá missas e a novena tradicional das 19h será apenas para funcionários e poucos convidados, respeitado o isolamento e o distanciamento.
O local é o principal ponto de visitação da cidade, que tem para o final de semana prolongado hotéis com a ocupação variando entre 20% e 25%. Os ônibus de excursão estão proibidos e os tradicionais peregrinos são esperados em pequeno número.
Por meio de nota a prefeitura de Aparecida do Norte informou que a Secretaria de Saúde elaborou por meio do Comitê de Municipal de Crise, diversas ações para uma recepção segura, consciente e preventiva, como a previsão de levar aos turistas que passarem por Aparecida nos próximos dias, orientações e informações de como ter uma boa estadia na cidade e como diariamente em suas vidas se prevenirem da covid-19, zelando pelo seu bem-estar e também dos seus familiares.
Segundo a prefeitura, entre os dias 10, 11 e 12 de outubro, duas ambulâncias e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estarão à disposição para atendimento 24 horas.
No dia 12 o Centro de Enfrentamento Covid-19 estará aberto o dia todo para atendimento, se necessário, além do Pronto Atendimento Municipal, que fica na Santa Casa de Misericórdia.
Fiscalização e limpeza
As atividades de preparo da cidade para recepção dos turistas começaram hoje (09) com limpeza de toda a região central pela Frente de Trabalho e lavagem desses locais pelo SAAE. Os serviços de limpeza continuarão ao longo do fim de semana, nas regiões de maior fluxo de turistas, e sempre após o fechamento da feira livre e das lojas no centro histórico e Praça Dr. Benedito Meirelles.
Também ocorrerá a lavagem das ruas e calçadas pelo SAAE. O serviço de higienização da feira livre continuará sendo realizado às 18h no sábado, domingo e segunda-feira.
A fiscalização da Secretaria de Indústria e Comércio estará nas ruas, com apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, além da Polícia Civil e do CONSEG Aparecida, com intuito de inibir a ação dos malhadores de fitinhas. Em diversos pontos do município, os servidores do Turismo e da Defesa Civil estarão orientando e informando a população.
De acordo com o Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), a cidade de Guaratinguetá, onde está o Santuário do Frei Galvão, tem recebido aos finais de semana menos de 20% dos visitantes regulares.
Em Cachoeira Paulista, que em situação normal recebe perto de 30 mil pessoas no feriado do dia 12 de ouubro, o Santuário está funcionando com apenas 40% de sua capacidade, o que significa 350 pessoas por missa.
Os hotéis não podem ultrapassar o limite de 40% da ocupação e os eventos do Canção Nova, que recebem 1,2 milhão de pessoas por ano, não acontecerão este ano.
Em Tambaú está proibida a entrada de ônibus de romeiros. Para o feriado de 12 de outubro não há programação especial. Os hotéis estão funcionando com 40% a 50% da capacidade e o santuário dedicado ao Padre Donizetti, principal ponto de visitação, com capacidade para mil pessoas, está recebendo apenas 120 por missa, que acontecem duas vezes ao dia e estão sendo transmitidas ✅online, para que as pessoas não precisem sair de casa.
O comércio das barraquinhas de ✅souvenires e ambulantes está suspenso para evitar a permanência de turistas na cidade. A trilha do Caminho da Fé está funcionando apenas com agendamento e capacidade máxima de 20 pessoas por dia.
Em Santo Expedito recebe principalmente os chamados “excursionistas” que chegam e partem no mesmo dia. A cidade não tem hotéis e os pequenos restaurantes estão funcionando com 40% a 60% da capacidade. Devido à pandemia, não há nenhuma programação especial no Santuário Diocesano de Santo Expedito, somente uma pequena missa às 19h.
O que você está lendo é [Destinos religiosos de SP devem ter movimento reduzido no feriado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments