Vale fecha acordo de exclusividade com consórcio para vender VNC
As negociações incluem a finalização de requisitos pendentes para apoiar a continuidade das operações da VNC (Imagem: Divulgação/Vale)
A Vale Canadá, subsidiária da 💥️Vale (💥️VALE3), fechou um acordo de exclusividade de 30 dias com um consórcio para vender sua participação na Vale Nova Caledônia (VNC), em Nova Caledônia, arquipélago no Pacífico que pertence à França.
Segundo o documento enviado ao mercado nesta quarta (4), as negociações incluem a finalização de requisitos pendentes para apoiar a continuidade das operações da VNC e a transição da Vale Canadá para a nova estrutura proprietária.
O consórcio liderado pela atual administração e empregados da Vale Nova Caledônia é apoiado pelos governos da Nova Caledônia e da França e tem a Trafigura como acionista minoritário.
“A Vale reafirma o seu compromisso com seus acionistas de transformar o negócio de metais básicos, simplificando suas operações e permitindo o foco contínuo nos ativos core, além de honrar seu novo pacto com a sociedade”, informa.
Venda é positiva
O avanço nas negociações para vender a operação de Nova Caledônia é positivo para a 💥️Vale 💥️(VALE3), que vem acumulando perdas com a mina.
Segundo a 💥️Ágora, a alternativa da Vale, caso a venda fracasse, é simplesmente encerrar as atividades de Nova Caledônia e devolver a concessão à França, mas isso pode lhe custar US$ 500 milhões.
“Acreditamos que a venda da VNC [Vale Nova Caledônia] seria um passo estratégico positivo para a Vale, pois tem sido um ativo de baixo desempenho”, afirmam Thiago Lofiego e José Cataldo, que assinam o comentário da Ágora. A dupla lembra, por exemplo, que o Ebitda da mina é negativo há anos. Em 2023, o indicador somou R$ 237 milhões negativa
Veja o documento:
O que você está lendo é [Vale fecha acordo de exclusividade com consórcio para vender VNC].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments