Caixa vê recuperação da economia, mas manterá provisões no 4º tri, diz presidente

Pedro Guimarães CEO Caixa

“No quarto trimestre, não vemos nenhuma necessidade, mas não reverteremos nenhuma provisão já feita”, afirmou Guimarães (Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr)

A 💥️Caixa Econômica Federal está vendo uma recuperação em V da 💥️economia, mas como precaução vai manter no quarto trimestre as provisões feitas anteriormente, afirmou nesta quarta-feira o presidente do banco estatal, 💥️Pedro Guimarães.

O executivo afirmou por videoconferência, após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre mais cedo, que o banco provisionou 1 bilhão de reais em crédito no terceiro trimestre e mais 300 milhões de reais relativos à negociação coletiva com funcionários.

“No quarto trimestre, não vemos nenhuma necessidade, mas não reverteremos nenhuma provisão já feita”, afirmou Guimarães.

A 💥️Caixa teve lucro ajustado de 2,6 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de 1,7% em relação aos três meses imediatamente anteriores, em resultado apoiado por operações de crédito habitacional. A inadimplência acima de 90 dias do período foi de 1,87%, queda de 0,61 ponto.

“Estamos vendo uma recuperação em ‘V’ desde junho. Temos tido nos produtos que focamos resultados recordes”, disse o presidente da Caixa. “A renegociação foi muito melhor que o esperado. Tínhamos ao redor de 3 milhões de contratos pausados. E não esperávamos uma volta tão forte quanto a que aconteceu”, afirmou Guimarães.

O executivo afirmou que a Caixa espera para os próximos seis meses aprovação do💥️ Banco Central para o lançamento de seu banco digital.

Ele explicou que o empreendimento será separado da Caixa, mas 100% controlado pelo banco estatal. É por meio dele que a instituição quer acelerar a concessão de crédito habitacional, que tem passado por forte crescimento diante dos juros do país na mínima recorde.

Tínhamos ao redor de 3 milhões de contratos pausados. E não esperávamos uma volta tão forte quanto a que aconteceu”, afirmou Guimarães (Imagem: Facebook/ Caixa)

O crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiu 13,86 bilhões de reais em outubro, um salto de 84% ante mesmo mês de 2023, segundo dados divulgados na terça-feira pela da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Questionado sobre a expectativa para o crédito imobiliário em 2023, Guimarães afirmou que “não tem receio” e que o banco pretende crescer “pelo menos 10% na originação”.

O que você está lendo é [Caixa vê recuperação da economia, mas manterá provisões no 4º tri, diz presidente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...