Greves atrasam exportações de soja da Argentina
Com os atrasos, 4,5 milhões de toneladas da produção agrícola argentina estão presas na costa do país (Imagem: Reuters/Jorge Adorno)
Uma semana de greves de trabalhadores de esmagadoras e inspetores de grãos na 💥️Argentina paralisou as operações nos portos do maior exportador mundial de produtos de 💥️soja.
As greves por aumento de salários paralisam as atividades de tradings agrícolas em polos portuários no Rio Paraná e na costa do Atlântico, com 85 navios atracados sem poder carregar cargas, como farelo de soja e 💥️trigo, que chegam das fazendas, de acordo com o grupo de esmagamento e exportação Ciara-Cec. Outros 44 navios aguardam liberação.
Com os atrasos, 4,5 milhões de toneladas da produção agrícola argentina estão presas na costa do país, o que custa ao banco central US$ 50 milhões por dia em moeda forte e outros US$ 50 milhões para empresas que pagam taxas extras de logística, disse o porta-voz da Ciara-Cec Andrés Alcaraz, em entrevista na terça-feira.
As greves na Argentina & o maior fornecedor de farelo de soja para ração e óleo de cozinha & contribuíram para a alta dos futuros da soja em Chicago na terça-feira. Ainda assim, os prêmios locais mostraram pouca variação, pois os compradores têm estoques suficientes e o farelo de soja está disponível no Brasil. Isso pode mudar se a greve se arrastar.
As negociações salariais entre a Ciara-Cec & cujos membros incluem o quarteto de tradings agrícolas conhecido como ABCD & e dois sindicatos de esmagadoras de soja chegaram a um impasse na noite de segunda-feira. Os dois grupos e inspetores de grãos decidiram manter a greve na quarta-feira. Também houve protestos de trabalhadores marítimos, embora atualmente estejam em negociações mediadas pelo governo.
Piquetes de trabalhadores de esmagadoras de soja do lado de fora das fábricas impedem a entrada de outros funcionários, o que representa um risco à segurança, disse Alcaraz.
Os sindicatos na Argentina continuam fortes, um legado do movimento político peronista que assumiu o poder no ano passado. A negociação salarial em uma série de setores é difícil em meio à inflação de 36%.
O que você está lendo é [Greves atrasam exportações de soja da Argentina].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments