Setor de serviços do Brasil cresce 2,6% em novembro, diz IBGE

Segundo dados do IBGE, o setor teve um crescimento de 2,6 % em relação ao mesmo mês do ano anterior (Imagem: Pixabay)

O setor de serviços, que ainda se encontra 3,2% abaixo do patamar de fevereiro, é o que mais apresenta dificuldades de reação das perdas provocadas pela Covid-19, já que é o que mais depende do contato presencial.

“Atividades como restaurantes, hotéis, serviços prestados à família de uma maneira geral e transporte de passageiros – seja o aéreo, o rodoviário e ou o metroviário & até mostraram melhoras, mas a necessidade de isolamento social ainda não permitiu o setor voltar ao patamar pré-pandemia”, explicou gerente da pesquisa no IBGE, Rodrigo Lobo.

O mês de novembro teve aumentos no volume de todas as cinco atividades pesquisadas na comparação com o mês anterior.

Serviços

O setor de serviços, que ainda se encontra 3,2% abaixo do patamar de fevereiro, é o que mais apresenta dificuldades de reação das perdas provocadas pela Covid-19 (Imagem: Pixabay)

Os destaques foram as altas de 2,4% dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e de 8,2% de serviços prestados às famílias. Ambas foram as mais afetadas pela pandemia.

Segundo o IBGE, a atividade de transportes cresceu em novembro pelo sétimo mês seguido e acumula ganho de 26,7% entre maio e novembro, mas ainda precisa avançar 5,4% para atingir o nível de fevereiro, que antecedeu a implementação das medidas sanitárias para conter a Covid-19.

Já os serviços prestados às famílias têm alta de 98,8% nos últimos sete meses, mas ainda precisam crescer 34,2% para retornar ao patamar de fevereiro.

Somente os serviços de informação e comunicação e outros serviços já superaram o nível de fevereiro, diante dos bons desempenhos dos segmentos de tecnologia da informação e dos serviços financeiros auxiliares, respectivamente.

💥️(Atualizada às 09h53)

O que você está lendo é [Setor de serviços do Brasil cresce 2,6% em novembro, diz IBGE].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...