OMS evita recomendar prova de vacinação contra Covid para viagens
A prova de vacinação não deve isentar os viajantes internacionais de cumprir outras medidas de redução de risco em viagem (Imagem: Reuters)
O Comitê de Emergência da 💥️Organização Mundial da Saúde decidiu nesta sexta-feira não recomendar prova de 💥️vacinação ou imunidade da 💥️Covid-19 como condição para viagens internacionais, citando “incógnitas relevantes” sobre sua eficácia na redução da transmissão e disponibilidade limitada.
O painel de 19 membros de especialistas independentes realizou sua sexta reunião em um ano sob a presidência do especialista francês Didier Houssin, enquanto o número de mortos na pandemia se aproximava de dois milhões.
Os especialistas emitiram uma série de recomendações, que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aceitou e enviou aos 194 Estados-membros da agência da 💥️ONU, segundo um comunicado.
“No momento, não introduza exigências de prova de vacinação ou imunidade para viagens internacionais como condição de entrada, pois ainda existem incógnitas revelantes sobre a eficácia da vacinação na redução da transmissão e disponibilidade limitada de vacinas”, disse o painel da OMS.
“A prova de vacinação não deve isentar os viajantes internacionais de cumprir outras medidas de redução de risco em viagem”, acrescentou.
O painel apelou aos países para monitorar as variantes do vírus, como as identificadas por Reino Unido e África do Sul, avaliar os efeitos sobre a eficácia das vacinas, medicamentos e testes de diagnóstico.
Solicitou ainda a transferência de tecnologia para países de baixa e média renda com potencial capacidade para acelerar a produção global de vacinas contra Covid-19.
O que você está lendo é [OMS evita recomendar prova de vacinação contra Covid para viagens].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments